terça-feira, março 09, 2021

" LULA, só preso para não se eleger", blog DE OLHO NO FUTURO (16/7/2018)

 Os brasileiros entorpecidos pelas mortes que não param e pela vacina que não chega, vivem com suas angústias e  amarguras. A impressão que dá, é que chegamos no fim do túnel sem uma luz para nos iluminar. Só que é preciso ter força para resistir e ter esperança. (*)

Na última segunda-feira, dia 8, o ministro do STF, Edson Fachin, através de uma decisão polêmica, agitou os meios políticos e jurídicos. Sem perder tempo, na mesma hora, comentei o fato. Obviamente com um olhar político e não jurídico. No momento adverso que atravessamos, precisamos de uma boa notícia para nos animar. Foi como recebi o fato.

Em 16 de julho de 2018, postava no blog: "Lula, só preso para não se eleger". O ex-presidente completava naquela segunda-feira, 100 dias de prisão. Na época foi essa minha  manifestação: "Em mais de 1000 dias de investigação e todo o aparato envolvido, ainda não foi encontrada uma prova que confirme a veracidade da denúncia. O processo envolvendo o ex-presidente com o apartamento de Guarujá, até agora é obra de uma história mal contada por um delator (Leo Pinheiro) e da vontade de um grupo que quer afastar Lula da eleição que se aproxima. Simples assim". 

Agora com as informações apuradas pelo Intercept Brasil e as novas gravações da Operação Spoofing, de 2019, que se tornaram públicas, os reais propósitos da Lava Jato e o envolvimento do ex-juiz Sergio Moro ficaram evidenciados. Uma mudança e tanto, sob o ponto de vista político: Lula que já vinha crescendo, deve crescer ainda mais. Quanto a Bolsonaro, pelo seu desgoverno, vai continuar caindo. De forma bem despretensiosa e resumida é a leitura política que faço desta turbulenta semana em curso.

Quanto a questão jurídica não me cabe opinar. Só posso dizer que está em boas mãos. O escritório de advogados que defende  o ex-presidente  Lula mostra a todo momento, profissionalismo e competência. Já em relação ao ministro Fachin, está isolado. Seu vínculo com a Lava Jato e com o ex-juiz Sergio Moro, é visível. A suspeição de Moro no processo contra Lula, só não se confirmou esta tarde na 2ª Turma do STF, porque o ministro Kassio Nunes pediu vistas.  Em razão disso a novela continua...

(*)  Para quem gosta de sonhar, pode ser a luz que faltava para trazer um pouco de esperança.


Nenhum comentário: