"A gota que falta", de Isodozol (*)
Quando criamos o IMPAC - Instituto Mauro Passos de Proteção Ambiental e Climática, em maio deste ano, tudo aconteceu muito em função do Carlos Alberto Tavares Ferreira da Carbon ZERO. A grande pergunta que sempre fazia era se dava tempo de começar algo novo, tão desafiador como a temática ambiental e climática. Com o Instituto IDEAL, por exemplo, foram 17 anos de um trabalho voluntário. Como não tenho mais esse tempo, sem açodamento, fomos nos convencendo que poderíamos, sim, contribuir um dos principais debates desse século, a conscientização ambiental. (**)
Portanto, o que se busca nessa primeira apresentação pública do IMPAC é mostrar nosso entusiasmo com esse novo momento. O tema proteção ambiental e climática é uma agenda global num mundo que está de cabeça para baixo. As duas coisas caminham juntas e exigem uma redobrada atenção. Em razão disso a prioridade vai estar sempre na simplicidade das ações e no envolvimento coletivo. Se nós quisermos ter florestas e nascentes preservadas, assegurando a continuidade da vida, a hora é agora. Não tem amanhã, o tempo se esgotou.
O que se pretende com o IMPAC é justamente isso, iniciativas de fácil compreensão e implantação, que possam ser replicadas. Para Santa Catarina, o que nos motivou são dois projetos já em andamento no Paraná, o "Caminho das Araucárias" e o caminho das "'Águas Limpas", ambos da Carbon ZERO, do Carlos Alberto Tavares Ferreira.
Para dar suporte as suas iniciativas, o IMPAC, através de um Termo de Compromisso com o Hotel Plaza Caldas da Imperatriz, vai implantar um centro de apoio à pesquisa da fauna e flora no Parque da Serra do Tabuleiro, na antiga Pousada da Mata que pertence ao hotel. A responsabilidade do Instituto, além de recuperar e administrar o local, será de torná-lo uma referência e ponto de encontro para debater a temática do clima. Como principal atrativo para nossas atividades nada melhor que uma imensa floresta preservada, como um verdadeiro laboratório a céu aberto.
No fundo, está se criando um espaço para a conscientização ambiental, fruto de uma relação de confiança entre duas partes. De um lado o IMPAC, que traz 17 anos de uma experiência exitosa com o Instituto IDEAL, na promoção e consolidação da energia solar no país. Do outro lado o Hotel Plaza Caldas da Imperatriz, que por confiar nos projetos apresentados nos deu total autonomia. O hotel sempre manteve biólogos no seu quadro de pessoal e programação para os hóspedes com palestras e caminhadas orientadas pela floresta. Logo, a sintonia existe.
A relação do Hotel Plaza Caldas da Imperatriz com o mundo acadêmico, principalmente com a UFSC, é antiga. Como resultado já foram produzidos dezenas de artigos e até mesmo algumas dissertações de mestrado e teses de doutorado. Em parte, muito se deve ao trabalho de três décadas do biólogo e professor Fernando Brüggemann, que recentemente se aposentou. Como legado, publicou dois livros sobre sua vivência única com a mata e os hóspedes. Uma relação sadia que deu certo. Agora, quem segue seu caminho, é o biólogo Guilherme Willrich. (***)
Com esse breve relato, se quer valorar o passado e anunciar um novo ciclo com um olhar para o futuro. Obviamente, muito focado em novas parcerias que possam vir a contribuir naquilo que o Instituto IMPAC busca. O que se quer é aproximar a juventude da natureza e através dela conscientizar a sociedade da importância da preservação ambiental e da atenção que todos temos que ter em relação às mudanças climáticas. Sem dúvida, um desafio e tanto que precisa começar. É o que estamos propondo.
(*) Isolete Dozol, reconhecida aquarelista catarinense, amiga de longa data, nos presenteou com a ilustração do texto "Florestas e nascentes, a vida preservada", com uma folha e uma gota.
(**) A professora Irene Reis, fundadora da Reinventando a Educação, em recente entrevista, por uma feliz coincidência, reforçou o que se busca: "Se fala de árvores abrindo a página do livro, mas não levamos as crianças para vê-las".
(***) Quando se fala numa relação sadia e antiga que deu certo, estamos falando numa longa parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina e o Hotel Plaza Caldas da Imperatriz. Tanto assim que os termos de cooperação se renovam automaticamente a cada cinco anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário