1-DOMÉSTICAS: as madames e as mucamas.
" A gente pensa que sabe. Mas os números teimam em nos surpreender. Qual é a maior ocupação profissional da mulher no Brasil? Doméstica. Também espanta saber que menos de 25% das domésticas têm carteira assinada. Não há nenhum direito trabalhista ou benefício para quase 5,5 milhões de empregadas em casas de família, embora seja ilegal. Seus patrões serão os mesmos que se indignam com a falta de ética dos políticos?" (Ruth de Aquino - Revista Época)
Segundo o IPEA, nos últimos dez anos, as domésticas aumentaram de 5 milhões para 6,6 milhões. E três quartos desse total são invisíveis em nossa economia. Ao não assinar a Carteira de Trabalho, comete-se uma ilegalidade. A classe média e alta não consegue viver sem empregada. No entanto, patrões relapsos fogem dos encargos.
2 - POUPANÇA - os milhões de brasileiros que encontram na Caderneta de Poupança o abrigo para guardar suas economias podem agradecer às eleições que se avizinham o fato do governo ter desistido de tributá-las. Uma medida tão impopular não combina com ano eleitoral. O mesmo se aplica para a restituição do Imposto de Renda. Diante do desgaste, o dinheiro do contribuinte vai ser disponibilizado.
3 - SE A MODA PEGA - O Tribunal Constitucional da Itália (o nosso Supremo) derrubou a lei que dava imunidade ao primeiro-ministro. Agora, Sílvio Berlusconi terá que responder à Justiça como cidadão comum a processos de evasão fiscal e suborno. E, por falar em cidadão comum......
4 - GADO DO BEM - Na semana passada, os quatro maiores frigoríficos do país assinaram com o Greenpeace um compromisso de monitorar o gado abatido. Bois que chegam de áreas desmatadas não serão comercializados. Outra medida importante foi da recuperação de áreas degradadas. O diretor de sustentabilidade da Marfrig, Ocimar Villela, foi enfático em defender como áreas de preservação permanente, mananciais de água e as margens dos rios.
Seria bom o Governador Luiz Henrique convidá-lo para visitar Santa Catarina. Aqui, segundo o novo Código Ambiental, preservar as margens dos rios é coisa de quem não quer o progresso. Enquanto isso, continuamos: entre chuvas torrenciais e prolongadas secas.
5 - E o ENEM, hein.. O estrago foi grande. Teve de tudo. De corretor de imóvel a DJ. Não podia dar certo. Os "trapalhões" agora alegam que queriam vender a prova para a imprensa. Segundo eles, com isso estariam"ajudando os alunos". Resumo da mega trapalhada: embaraço para as autoridades, falta de profissionalismo e prejuízo para quatro milhões de estudantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário