DESCASO
- ao que parece, todos sabiam do risco das pessoas que moravam no Morro do Bumba, em Niteroi. Como também todos sabiam que ali tinha sido um lixão (1970 a 1985). Em 2004 a Universidade Federal Fluminense encaminhou um estudo à prefeitura alertando para o risco. Nada foi feito. Agora contam-se os mortos. O número não para de crescer. Já são mais de 230.
- no Mato Grosso do Sul, em três anos, 270 mil hectares viraram carvão. O carvão oriundo da queima de matas nativas do Pantanal vai para a indústria siderúrgica.
- o sistema carcerário brasileiro está falido: é uma vergonha!. A população carcerária, de quase 500 mil presos, está amontoada em presídios e delegacias espalhadas por todo o país. Será que ninguém vê, ou será por que preso não vota?
ENERGIA
- Com a desistência da Odebrecht e da Camargo Corrêa, só crescem as dúvidas sobre a usina de Belo Monte. A usina que fica no Rio Xingu tem gerado fortes resistências a sua implantação.
- O Senado aprovou projeto que estabelece 30 dias como o prazo para corte de energia. Atualmente são 15 dias. A matéria agora vai para a Câmara. Tem tudo para ser aprovada.
- O Uruguai, proporcionalmente, vai ser o país com maior participação de energia eólica na sua matriz energética. O governo anunciou para esse semestre seu primeiro leilão. A meta é implantar até 2015, 500 MW. Para o mercado do Uruguai esse valor é muito expressivo.
- Começa nesta terça, em São Paulo, a visitação do melhor projeto de casa sustentável. Premiada num concurso internacional, a casa foi desenvolvida na Universidade Darmstadt, na Alemanha. Depois de São Paulo será montada e apresentada em outras 11 cidades do mundo. No Brasil ficará em exposição no Parque do Ibirapuera, até o final de abril.
- Convidado pela Câmara do Comércio Brasil/Alemanha vou apresentar na abertura da visitação da Casa Eficiente, os projetos solares do Instituto IDEAL, com destaque para os Estádios Solares.
POLÍTICA
- Ao que parece vão sepultar, mais uma vez, a vontade do eleitor. O projeto Ficha Limpa, de iniciativa popular, que chegou no Congresso como uma grande causa e com mais de 1,5 milhões de assinaturas, está com seus dias contados. A protelação da votação equivale a derrotá-lo. Ficamos mais uma vez "chupando dedo". Nossos representantes mostram, em sua maioria, descompromisso com a ética e com a moralidade na política.
- Outra situação vergonhosa que se observa na Câmara é a possibilidade dos deputados aprovarem a chamada "Lei Maluf", também citada na imprensa como "projeto causa própria". Ela cria impedimentos ao trabalho do Ministério Público e só interessa a quem não quer um Ministério Público atento e atuante. Sempre é bom lembrar que o Ministério Público foi criado para ser um defensor da sociedade.
- Segundo o TCU, Geddel Vieira Lima, Ministro da Integração do governo LULA, teria liberado 90% das verbas destinadas para obras de prevenção de desastres para municípios da Bahia, onde concorre para o governador. Sabido esse Geddel......
SAÚDE
A Revista Época dessa semana trouxe o resultado de um novo estudo sobre as consequências de se comer mal. Michael Pollan, o guru do movimento contra a obesidade, publica um novo livro e dá idéias para uma alimentação saudável. Seguem abaixo algumas dicas:
- Cozinhe, não frite. Uma lata de óleo deve levar um mês para acabar ( casa com 4 pessoas).
- Viva a diversidade alimentar. Procure comer de tudo (mas pouco).
- Sempre que possível vá a feira. Frutas e verduras frescas fazem bem.
- No supermercado compre o que você realmente precisa. E saia logo...
- Crianças e idosos precisam consumir proteínas animais (carne, ovos, leite)
- Evite o açucar.
- Compre pratos e copos menores.
- Coma por fome, não por tédio.
- Procure não comer sozinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário