FRASE da semana - "o atual ciclo de crescimento é sustentável e as contas externas estão sólidas, dados os patamares confortáveis de reservas internacionais e de endividamento externo". Ministro Guido Mantega.
CARRO ELÉTRICO - agora já começamos a falar no carro elétrico brasileiro. Não é mais o projeto piloto de Itaipu. Trata-se da produção nacional em larga escala. O governo está estudando uma revisão na alíquota do IPI e o programa prevê a criação de uma política de inovação automotiva. O lançamento será em 2011. Além dos elétricos, dos híbridos o pacote também atende os ônibus movidos a hidrogênio. Nossos pulmões agradecem.
ECONOMIA I - segundo Marcelo Néri, economista da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, um dos maiores especialistas em política social do país, o presidente Lula é o responsável por uma das maiores mudanças por que passou o Brasil: a criação da nova classe média. O tempo dirá. A desigualdade de renda caiu e o mercado consumidor recebeu 30 milhões de pessoas que ascenderam à classe C.
ECONOMIA II - a projeção do PIB para 2010 é record: 7%. A nova estimativa se deve: geração de emprego; distribuição de renda; mercado interno aquecido; ampliação dos investimentos e redução da vulnerabilidade externa.
ECONOMIA III - O Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) decidiu manter a taxa Selic em 10,75%. A taxa venha subindo desde de abril. Os juros no Brasil são os mais altos do mundo. Especialistas do mercado acreditam que ele deve se manter no patamar atual até a chegada do próximo governo.
ENERGIA - uma boa notícia: o governo irá reduzir a geração de usinas térmicas a carvão e a gás na primeira semana de setembro. O motivo: os reservatórios estão com volume de água superior a 90%. O meio ambiente agradece.
POLÍTICA - o fato político relevante da semana foi sobre a quebra do sigilo fiscal da filha do candidato José Serra, Verônica. Seu nome foi parar no Horário Eleitoral Gratuito. Uma baixaria. Logo que as denúncias de quebra de sigilo tornaram-se públicas comentei no blog a necessidade da urgência e do rigor na apuração. No caso de Verônica o que chamou a atençaõ foi a quebra do sigilo ter ocorrido há um ano atrás. Nessa época, nem Serra e nem Dilma eram candidatos. Por que só agora?
MEIO AMBIENTE
- Bjorn Lomborg, que já foi chamado pelo seus oponentes de "Hitler do clima" por ridicularizar os estudos que demonstram procupação com a mudança do clima no planeta, disse na segunda-feira, dia 31, ao jornal britânico The Guardian que vai agora lutar contra as mudanças climáticas. Antes tarde do que nunca. (Fonte - Ambiente Brasil)
- Segundo a pesquisadora do INPE Karia Longo, 99% das queimadas são provocadas pelo homem. As condições atmosféricas favorecem os incêndios, mas as principais causas são econômicas e culturais.
CORRUPÇÃO - Dourados a segunda cidade do Mato Grosso do Sul não merecia passar pela vergonha que está passando. Quase todo o poder constituído da cidade está em "cana". O prefeito, o vice, a primeira dama, nove vereadores e alguns secretários. Gravações autorizadas mostram como agiam os gestores de Dourados. São chocantes as cenas do prefeito de "havaiana" recebendo propina e rindo. (as cenas foram mostradas no Fantástico).
CIDADANIA - enquanto os gestores públicos de Dourados passavam o domingo trancafiados no presído de Dourados, milhares de pessoas exerciam a cidadania participando em Florianópolis da 5ª Parada da Diversidade. Segundo os organizadores, o público superou a estimativa. Mais de 100 mil pessoas ocuparam a Avenida Beira Mar. Num final de tarde maravilhoso, o clima de respeito à diversidade sexual foi levado para as ruas de Florianópolis como bandeira de liberdade, democracia e cidadania.
2 comentários:
Oi Mauro, estava inspirado no feriadão ... Bem longo o post. Abraço , ate quarta
já estou preparando o comentário a ser postado quarta. vais gostar. abs,mauro
Postar um comentário