segunda-feira, outubro 25, 2010

SUSTENTABILIDADE

EM PORTUGAL - Uma das palavras do momento "sustentabilidade" pode estar presente em quase tudo. Depende muito de como você vê as coisas. Visitando a usina eólica de Cerro Chato, em Santana do Livramento (RS), com o Zank, presidente da empresa, ouvi atentamente suas experiências em Angola. Um país destruído por guerras internas, que agora se apresenta como um lugar de inúmeras oportunidades. Por coincidência, na Usina de Salto, por onde também passei, lendo o EL PAIS, fico sabendo da forte presença dos portugueses em busca de trabalho em Angola. Por outro lado, cresce a preocupação em Portugal com sua própria "sustentabilidade": nos últimos 10 anos 700.000 portugueses deixaram o país. A fuga da inteligência portuguesa é a maior da OCDE. Para o economista português, Alvaro Santos Pereira, ele mesmo professor em Vancouver, no Canadá, essa onda migratória em Portugal deverá trazer sérias dificuldades para o país. Segundo ele, são jovens entre 25 a 30 anos que estão deixando o país.

NO CHILE - Passado o resgate histórico dos 33 mineiros, ficam as palavras de Luis Urzúa: "que uma tragédia como a da mina da Santa Fé nunca mais ocorra no Chile". Sobre holofotes do mundo uma frase de grande efeito, sobre o silencioso e seco Atacama, um desabafo de pouco efeito. Se sabe, por exemplo, que havia advertências sobre possíveis desabamentos na mina de Santa Fé desde 2001. A situação encontrada lá não é em nada diferente de tantas outras explorações de jazidas minerais pelo mundo afora. A atividade nunca foi das mais "sustentáveis".

NA HUNGRIA -as imagens do desastre ambiental na Hungria, que arrastou 800 milhões de um barro tóxico, vão ficar para sempre na memória de cada um de nós. Uma cena chocante. Sabe-se agora, talvez em função do ocorrido na Hungria, que um estudo de 2007 identificou 97 lugares contaminados por rejeitos tóxicos nas margens do Danúbio. Atividades sem "sustentabilidade ambiental" deixam para sempre suas marcas.

Nenhum comentário: