domingo, junho 10, 2012

RIO + 20, reflexões





Nessa semana começa a  RIO + 20. Vamos estar lá como milhares de outras pessoas comprometidas com a sustentabilidade do planeta. Chego no Rio dia 14, depois de passar por Brasília e São Paulo. Dia 18, na Arena da Barra, vamos estar apresentando para o mundo os principais projetos do Instituto IDEAL. O material já seguiu. Organizar tudo dá trabalho. Além da Arena vamos dar plantão no Pier, onde se encontra o barco solar desenvolvido pela UFSC, e no Forte de Copacabana.

Como na próxima semana vou ter pouco tempo para o blog,selecionei alguns comentários e observações para refletirem durante a RIO + 20:

1- Resta-nos a tarefa de continuar alertando para os graves problemas da perda da biodiversidade, da desertificacão e do aquecimento do planeta - há 20 anos anunciados como a mais perigosa ameaça ao equilíbrio da terra. Tudo isso se mantém no mais alto nível de risco à manutenção da vida. (Marina Silva)

2- Para cada ação, há uma reação. A nossa diante da destruição do planeta deve ser de profunda mudança de estilo de vida. Em vez de uma vida predatória, devemos viver uma vida simples, doadora e humana. ( Paulo Lessa)

3- Nas contas da Iniciativa Verde, ONG que reúne especialistas da ONU e da OIT, a passagem para uma economia sustentável pode gerar até 60 milhões de vagas no mercado de trabalho mundial nos próximos 20 anos.

4- No Brasil já são 3 milhões de brasileiros trabalhando na economia verde. A maioria na área dos biocombustíveis e no setor das energias renováveis.

5- Os chamados "edifícios verdes" estão em alta no mercado. Só em São Paulo são 14 projetos residenciais aptos à receber o selo verde, da Green Building Council. Segundo especialistas no setor imobiliário é cada vez maior o interesse por esse tipo de imóvel.

6- Os carros elétricos estão chegando. Já estão a venda em diversos países. Com cerca de 200 km de autonomia e recarga de menos de 8 horas, a emissão é zero e o custo do km rodado é muito baixo. Segundo as previsões, nos próximos 5 anos serão competitivos. Como curiosidade: se os estimados 35 milhões de veículos que circulam no país fossem elétricos, seria necessário uma outra Itaipu para atendê-los. 

Nenhum comentário: