segunda-feira, setembro 01, 2014

HIGH LINE - vale a pena sonhar.

Nas minhas caminhadas por Nova York, uma foi muito marcante - a que me levou a conhecer High Line. A antiga ramificação da ferrovia que cruzava o rio Hudson, construída nos anos 30 e desativada nos anos 80. Com 2,6 km de estensão seu ponto final era o Mercado Público de Chelsea. Desde de então a área abandonada e degradada, passou a ser ponto de drogas e prostituição.
No entanto, graças ao sonho de dois jovens novaiorquinos, Joshua David e Robert Hammond, High Line é hoje um dos espaços mais visitado de Nova York. Tudo começou a mudar quando os jovens tiveram uma ideia (e que ideia), - transformar o leito da ferrovia num parque urbano. Uma espécie de jardim suspenso cruzando o bairro. Em 1999, fundaram a "Friends of the High Line". Uma iniciativa muito semelhante a dos "Amigos do Parque da Luz", que também permitiu que Florianópolis ganhasse um parque. 
Em 2009, o High Line foi transformado num parque público de 2.3 km. Construído sobre a antiga ferrovia suspensa e desativada, elevada a oito metros do chão, se estende por uma das áreas mais movimentadas ( e agora valorizada) da ilha de Manhattan.
O High Line é um dos projetos urbanos mais admirados dos últimos anos e um bom exemplo de mobilização de uma associação local e boa vontade por parte da administração pública.
O resultado econômico, também impressiona: a região já recebeu mais de US$ 2 bilhões em investimentos. A previsão é de que até o final da década os valores dobrem. Apartamentos de luxo, lojas conceituadas, galerias de arte e hotéis agora são vizinhos do parque.
Vale a pena sonhar. E as fotos abaixo mostram quanto vale um sonho que se realiza.
Na foto acima, primeiro plano à esquerda, um antigo prédio abandonado. Na sequência, as novas edificações. E na última foto onde aparecem as pessoas sentadas em pesadas cadeiras de madeira, elas se deslocam sobre os antigos trilhos permitindo que os usuários se acomodem conforme interesse. E a direita, uma água corrente- que além do belo visual dá também para refrescar os pés. Enfim, literalmente, um lugar mágico- fruto de uma ideia brilhante!

Nenhum comentário: