terça-feira, setembro 27, 2016

Colômbia e Peru: de olho no futuro


Para quem não sabe, o Brasil sempre esteve de costas para os Andes. Pior para nós. Pelo que percebo, o atual governo quer nos isolar ainda mais. A falta de uma melhor compreensão com o tema integração na América Latina, no mínimo, representa um grande atraso ao bom relacionamento que temos que construir com nossos vizinhos. Basta olhar o mapa para ver a importância que tem para o Brasil um livre acesso ao Oceano Pacífico. Se essa condição geograficamente não nos foi dada, só será possível pela via diplomática.

Recentemente, dois países andinos, Colômbia e Peru, foram destaque na imprensa internacional. A Colômbia por ter posto fim a 60 anos de conflitos. E o Peru por construir uma agenda nacional, com reformas estruturais importantes, a partir de um consenso mínimo. Do esforço que os nossos vizinhos andinos fizeram, pouco se sabe. Na realidade, tirando o Mercosul, desconhecemos o que se passa na América Latina.

Por isso considero relevante registrar que em ambos países as dificuldades são grandes. Na Colômbia, mesmo com a negociação de paz entre o governo com as Farc, as feridas ainda estão abertas. No Peru, a redução da pobreza é o maior desafio, e a má distribuição de renda ainda castiga o país. O bom momento econômico que o país atravessa, refletido nas altas taxas de crescimento verificadas nos últimos anos (e nas projeções futuras 3,7% em 2016, e 4,1% em 2017), ainda não chegou na base da pirâmide social.  Mesmo assim, na adversidade, o que se observa é que Colômbia e Peru não estão parados no tempo: olham para o futuro, sem medo de errar.

PS - em Itaipu, onde acabo de chegar, visito a UNILA - Universidade Federal de Integração Latino- Americana. Uma importante iniciativa de integração acadêmica no nosso continente.

Nenhum comentário: