terça-feira, dezembro 20, 2016

Ônibus elétrico: inovação e pioneirismo.

O lançamento do ônibus elétrico, ontem no Sapiens Park, representa um importante avanço no relacionamento entre a indústria e a academia. O exemplo dado pela UFSC, coordenadora do projeto, e seus parceiros WEG, Marcopolo, Eletra, Mercedes e Mitsubishi, mostra que é possível aproximar o conhecimento científico com o mundo dos negócios. O projeto piloto foi entregue no prazo, dentro do orçamento, devidamente testado e pronto para se multiplicar. O Brasil já tem o seu ônibus elétrico alimentado por energia solar. Um dia especial para os que sonharam e acreditaram nesse projeto pioneiro e simbólico, que aponta o caminho para uma mobilidade urbana mais limpa e sustentável. (Fotos abaixo da Andressa:comunicação IDEAL)

Ônibus plugado e a estação de abastecimento solar.
O Twizy, o carro elétrico mais popular da Renault, já está rodando em Floripa.  Montado na usina de Itaipu, o modelo acima foi entregue através de um termo de comodato entre Itaipu e UFSC. O documento foi assinado ontem pelo reitor Luiz Carlos Cancellier e pela diretora de Itaipu, Margaret Groff. Vai estar sob a responsabilidade da equipe do professor Ricardo Ruther, do Laboratório Solar, no Sapiens Park.

PS- Na foto acima, o que vai acontecer no futuro: o carro elétrico e um sistema de painéis fotovoltaicos instalado no telhado de uma casa. A energia solar além de atender o consumo de energia elétrica da casa - vai também abastecer o carro. Quem viver verá!

Nenhum comentário: