sexta-feira, janeiro 20, 2017

A morte de Teori.


Ao que parece: o que aconteceu na última quinta-feira, 19, com o avião que levava o ministro do STF, Teori Zavascki, até Parati - foi um acidente. Chovia muito e a visibilidade baixa. No entanto, as especulações associadas "a teoria da conspiração" tomaram conta das redes sociais. Afinal, a vitima era responsável direto por tudo e por todas informações obtidas na Operação Lava Jato. Se Eduardo Cunha, por ser um "arquivo vivo", se movimenta de um presídio para outro cercado por policias federais, como pode alguém como Teori andar livre, leve e solto no litoral do Rio de Janeiro. Teori, é "a chave do arquivo".

O que mais intriga é que todos sabiam que o ministro Teori vinha sofrendo ameaças. Tão logo soube da notícia da morte do pai, seu filho, o advogado Francisco Zavascki, fez questão de relembrar as ameaças que se estendiam a todos os seus familiares(*). Penso até que seria ingênuo imaginar, que num país onde se mata por trocado, um escândalo que envolve centenas de pessoas e bilhões de dólares, não teria ninguém pensado em "apagar" quem detinha todas as informações sobre suas falcatruas. Por mais que um acidente explique tudo, "a teoria da conspiração" vai permanecer viva para sempre. Afinal, a morte de Teori é um alivio para muita gente. Os mais devotos, agradecerão a Deus pela fatalidade. E os mais pragmáticos, já se imaginam livres das grades, aliviados de punições mais duras. Quanto muito irão usar o ultimo "modelito" de tornozeleira eletrônica. E a vida segue.

(*) Francisco Zavascki deixou a seguinte mensagem nas redes sociais: "Acredito que a lei e as instituições vão vencer. Porém, alerto: se algo acontecer com alguém de minha família, vocês sabem onde procurar....Fica o recado !" E bota recado nisso.

Nenhum comentário: