terça-feira, janeiro 17, 2017

O fim da era do petróleo.


A proliferação de partidos acabou com a ideologia. Fidelidade partidária então, nem pensar. A descrença generalizada na política vem fazendo um estrago na nossa jovem democracia. O tempo tem provocado visíveis mudanças no comportamento das pessoas  (e para pior). Cada dia que passa, diminui o número dos que defendem suas ideias e expõem com convicção seus argumentos. Como toda a regra, existem as exceções. Até conheço alguns. E, dependendo do assunto, me incluo nessa minoria teimosa.

Na semana passada, encontrei um velho amigo que gravita nesse restrito grupo de pessoas que não muda por nada . Quando me parou para conversar, já fui avisando: estou indo para uma reunião e já estão me esperando. Como previa, nem me ouviu e foi pautando "o debate do dia": o fim da era do petróleo.

De imediato nossas divergências afloraram, embora concordássemos no principal: que o petróleo é finito. O que é o óbvio. Nossos desencontros foram em relação ao "fim da festa": o day after.
Minha percepção sempre foi a de que a humanidade tem, ou terá, inteligência para atender as necessidades de um mundo sem petróleo. Já meu amigo, é bem mais radical: ele acha que sem petróleo, o mundo acaba. Segundo ele, não haverá nada que o substitua.

Como não estendi a conversa, também não vou tomar muito tempo de vocês com minhas divagações e previsões sobre um futuro distante. Só sei que a capacidade de se inovar faz parte da natureza humana. Na mesma semana dessa nossa instigante conversa, cientistas do MIT anunciaram a criação de um material extremamente leve e resistente. Ele é feito a partir do grafeno. Sua resistência é 10 vezes maior do que o aço. Flexível, com aparência esponjosa, seu uso no futuro é de infinitas possibilidades.

Em comunicado no site do MIT Markus Buehler, chefe do departamento de engenharia civil e ambiental, diz que "A geometria é o fator dominante. É algo que tem potencial para transformar muitas coisas".

PS- A descoberta foi publicada pelos pesquisadores no periódico científico Science Advances. O site Fast Company Design já sonha com o uso do material. Leveza e resistência serão essenciais no desenvolvimento de novos produtos.



Nenhum comentário: