terça-feira, fevereiro 21, 2017

Carros elétricos: uma realidade.

Pelo mundo já rodam inúmeros modelos de carros elétricos. Já falam em 500 mil: não sei se chegam a tantos. Só sei que essa é uma tendência global. Por aqui, por enquanto, são poucos. Como tudo na vida é um processo, assim como a energia solar os carros elétricos também vão chegar. Para fazer parte dessa história, pautamos o tema "mobilidade sustentável" para o seminário anual do IDEAL. Vai ser em junho na FIESC.

As grandes montadoras, como: Mitsubish, Ford, Toyota, BMW, Nissan, Renault, FIAT, KIA, Chevrolet, Volkswagen e BYD, tiraram da gaveta seus projetos e colocaram seus modelos na rua. Outras empresas, desvinculadas das tradicionais marcas do setor, já estão testando inovações tecnológicas para atender as necessidades futuras da "mobilidade sustentável".  Dentre outras, Tesla e  Google apostam em iniciativas promissoras dos carros autônomos  e compartilhados. Estudos mostram que um carro disponibilizado pode tirar até cinco carros da rua. Estudos também mostram, que das 8760 horas que tem o ano, você só usa o seu carro 30% desse tempo. O restante do tempo é de um capital parado sendo depreciado. Dependendo do modelo, em três anos, a depreciação pode chegar até 30% do valor. 

PS- no Uruguai, que não produz um barril de petróleo, a gasolina sempre foi mais cara que a nossa. Por razões que a própria razão desconhece, com a nova gestão na Petrobras passamos a pagar o mesmo pela nossa gasolina. E olha a diferença, a qualidade da gasolina de lá é bem melhor que a daqui. Você roda quase que 20% a mais com o mesmo tanque.

 Estudos feitos no Uruguai, onde a mobilidade elétrica cresce, mostram que o km rodado de um carro elétrico custa - 1/3 de um carro convencional. (Na foto abaixo: o Twizy da Renault)


Nenhum comentário: