quarta-feira, maio 10, 2017

LULA x MORO: a sociedade dividida.

Em Curitiba hoje pela manhã, enquanto Lula era aguardado para seu depoimento uma multidão foi se formando (foto acima: Mídia Ninja). Pessoas de diferentes regiões do país foram se chegando: "caminhando contra o vento,   sem lenço, nem documento, eu vou: Por que não?" Penso que muitos que estavam ali, nem tinham nascido no final dos anos 60, quando Caetano Veloso compôs Alegria, Alegria.(uma das músicas mais cantadas contra a repressão durante a ditadura).

Anos duros e difíceis que não deixam saudades. A sociedade se dividiu, a brutalidade aflorou e as manifestações foram reprimidas. Novamente o que vemos nas ruas é um povo dividido, tomado pela intolerância, carregado de preconceitos. Os pequenos avanços democráticos que vivenciamos, construídos ao longo das últimas décadas, estão ameaçados. A incerteza em relação ao nosso futuro  cresce a cada dia.

A impressão que fica é que estamos regredindo: na política, na gestão, no respeito a cidadania e nos valores éticos, princípios básicos para qualquer nação se desenvolver. 

Propositalmente, o registro que ora faço não contempla o desfecho do encontro Lula versus Moro. Independente do que vier a ocorrer, o problema de fundo permanece. Não há saída sem legitimidade. E num regime democrático a legitimidade é dada pelo povo. Enquanto esse quadro permanecer, nada será definitivo. E a perdurar a indefinição, os riscos de uma sociedade mais dividida: só crescem!    

Nenhum comentário: