quarta-feira, julho 12, 2017

G20: um balanço para tudo que é gosto

O balanço final do encontro da cúpula do G20 permite diferentes leituras. Tem para tudo que gosto: quem protestou nas ruas de Hamburgo mostrou força(*); quem está comprometido com as mudanças do clima, também; o Acordo de Paris saiu fortalecido, 19 dos 20 membros reafirmaram o compromisso com os termos do Acordo; Angela Merkel embora criticada pela dimensão dos protestos, se consolida como a principal voz em defesa do clima; Macri pressionado na Argentina pelas greves, aproveitou o vácuo deixado por Temer e virou protagonista regional; e por fim os grandes deslocados: a dupla Temer e Trump.

Para nós em particular, a quase despercebida passagem de Temer por Hamburgo nos faz refletir sobre a atual  politica externa brasileira. Não dá para entender como regredimos tanto em tão pouco tempo.  A impressão que fica é de um governo indiferente ao que se passa além de nossas fronteiras. O Acordo de Paris é um esforço global em defesa do clima. O Brasil tem compromissos e metas a cumprir. Não é hora de se omitir.

(*) O que o mundo assistiu nas ruas de Hamburgo foram grandes protestos. Os manifestantes eram jovens que estavam ali para protestar contra as desigualdades sociais. Afinal, muros e cercas só servem para nos separar e não para proteger. Por coincidência, o mais simbólico dos muros  - o de Berlim - também foi derrubado por jovens alemães. Na época, a mídia não os tratou como baderneiros mas como heróis.

Nenhum comentário: