terça-feira, julho 04, 2017

Mudanças do clima, aqui e lá fora

Em Brasília o clima não anda nada bom. E não é só na politica. A cidade sofre com o racionamento de água desde novembro. O clima seco, consumo de água elevado e o descuido com o meio ambiente acabam agravando o quadro. Enquanto isso o desmatamento é crescente e áreas de preservação estão ameaçadas. Muito embora o Brasil seja um dos signatários do Acordo de Paris, o atual governo não tem pautado  o tema das mudanças climáticas como prioridade. Infelizmente!

Segundo o sociólogo mexicano Enrique Leff, um dos maiores teóricos ambientais em atividade, "a racionalidade moderna é contra o meio ambiente". Doutor em Economia do Desenvolvimento pela Sorbonne, com certeza sabe do que está falando. Para ele: "o saber ambiental é um conceito que envolve não só o meio ambiente mas também questões sociais, éticas e culturais".

Ao transportar esse conceito para nossa realidade, onde constantemente nos deparamos com ataques ao meio ambiente, a falta de compromisso com o tema fica evidente. Pouco se discute no Brasil projetos que associam progresso econômico com sustentabilidade. O resultado disso, aqui e lá fora: "é a economia crescendo, mas consumindo recursos naturais limitados". Esse entendimento de Enrique Leff reforça o que pensamos no Instituto IDEAL ao propor o Programa América sem Carbono. Para Leff a lógica do modelo de desenvolvimento em curso " é esgotar todos os tipos de hidrocarbonetos, até os de camadas geológicas profundas do planeta". Aliás, nada diferente do que falamos aqui e que muitos outros falam lá fora. Uma prática pouco criativa e inconsequente, que agrava o processo  de acelerada degradação da Terra. O tempo não para e o  desafio é nosso.

Nenhum comentário: