terça-feira, julho 25, 2017

Politica externa: regredimos!

Nos dois últimos fóruns internacionais que participamos: o G 20, na Alemanha, e o Mercosul, na Argentina, foi visível nossa inexpressiva participação. Pouco acrescentamos. Na politica externa já fomos mais presentes: regredimos!

A fila anda, mesmo num mundo em crise. Embora minha visão de futuro esteja muito focada na América Latina, recanto do planeta desconsiderado por muitos, considero estratégico uma politica de reaproximação com "os hermanos". Potencialmente temos muito a ganhar. Infelizmente, o Mercosul não avança como bloco e muito menos dá sinais de buscar uma maior integração.

Enquanto a Ásia está em ascensão, com forte e crescente presença no PIB mundial, com a China acumulando uma fatia da poupança bruta equivalente a soma dos Estados Unidos e Europa, os emergentes latinos, incluído nós, padecemos de recursos próprios para financiar nosso crescimento.

Num mundo cada vez mais regionalizado e com politicas protecionistas crescente (vide os EUA), se não tivermos uma politica latina para nos fortalecer como bloco e criar oportunidades de comércio entre nós, não vamos longe.

PS- O descaso com os latinos é tamanho, que estudo recente sobre "os rumos do mundo", de Martin Wolf, do Financial Times, não nos cita. 



Nenhum comentário: