quarta-feira, agosto 16, 2017

Brasil, o ocaso de uma nação

Miguel Srougi, é médico, pós-graduado em urologia pela Universidade de Harvard (EUA), professor titular de urologia da Faculdade de Medicina da USP e presidente do conselho do Instituto Criança É Vida. Nunca tinha ouvido falar nele, embora como médico deva ser bem conhecido. Depois de ler seu artigo "O Brasil, o ocaso de uma nação", procurei conhecer melhor o cidadão Srougi. (*)

Sobre o triste momento que vivemos no Brasil, o mais preciso dos diagnósticos da grave doença que tomou conta da nossa sociedade veio de um médico. Cirúrgico com as palavras, doutor Miguel deve ter surpreendido parte dos seus colegas. Afinal, não foram poucos que se sentiram contrariados com o programa "Mais Médicos". No início do programa, muitos ocuparam as redes sociais com manifestações preconceituosas e  impróprias. Felizmente, o pior já passou. 

Miguel, inicia seu artigo (FSP, 14/8) assim: "Como todos, estou desconcertado. Até há pouco ouvia que a prosperidade e a felicidade tinham se espraiado pela nação, mas o que vejo hoje são notícias e números aflitivos." E segue: "Multidões de oprimidos pela pobreza vão dormir sem saber se disporão um prato de comida ao amanhecer. Milhões sem acesso à educação, condenados a perecer num mundo inviável para quem não domina o conhecimento. Legiões de famílias encurraladas pelo caos e pela violência urbana. Amontoados humanos despencando nas portas impenetráveis dos hospitais públicos."  Um retrato do Brasil de hoje. De forma resumida, um diagnóstico preciso mas assustador.

No final do seu artigo, que recomendo a leitura, um novo e exemplar diagnóstico: "Sem poder consertar o escangalho produzido na nossa sociedade pela degradação dos três Poderes de governança e pela ascensão de agentes e grupos equivocados, algumas vezes criminosos, só nos resta, como membros da ala dos incluídos promover ações que possam amenizar o sofrimento de 115 milhões de - extraídos. Impregná-los com os sentimentos da consciência crítica e da cidadania". E vai além, encerra ensinando a todos nós uma realidade que Albert Einstein tão bem soube descortinar: "O mundo é um lugar perigoso para se viver, não por causa daqueles que fazem mal, mas por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer".

(*) Miguel Srougi, é um dos urologistas mais renomados do país. Com 35 anos de profissão, milhares de procedimentos cirúrgicos, uma dezena de livros publicados e centenas de artigos espalhados mundo afora, Srougi tem na simplicidade uma de suas principais qualidades. Simplicidade, como tem que ser: natural, própria daqueles que muito sabem, pouco ostentam e continuam lutando por uma sociedade mais justa. O artigo que ora comento é prova disso.

Doutor Miguel, obrigado.

Nenhum comentário: