terça-feira, dezembro 19, 2017

Bitcoin: desconhecimento e preocupação

Para quem pouco sabe do bitcoin, é bom não se manifestar. Até porque o desconhecimento e a complexidade que existe por trás dessa nova moeda virtual, nos impõem sérias limitações a qualquer comentário. O assunto é instigante e ao mesmo tempo preocupante. A novidade "bitcoin" já tomou conta da mídia especializada em iniciativas econômicas, futuristas e globais.

Atrás de informações para alimentar o blog, logo se percebe a dimensão que o assunto está tomando. E como o blog tá ligado no futuro, não dá para se omitir. A preocupação com os rumos do bitcoin existe e é crescente.

A principal chamada do Caderno Folha Investimento, da segunda-feira, 18, foi "Bitcoin tem alta de 1.751% no ano, e discussão sobre bolha ganha força". Só a chamada já justifica o nosso comentário, afinal: nada cresce 1.751% ao ano (*). E, como se trata de muito dinheiro, defensores e críticos da nova moeda defendem suas posições de forma apaixonada.

Para não me estender muito, repasso de forma muito resumida o que li de mais interessante sobre os dois posicionamentos:

- A FAVOR : Os sucessivos recordes de valorização da moeda se devem à confiança que o bitcoin vem conquistando. Para seus defensores, no futuro, o bitcoin será usado como uma moeda única global.

- CONTRA: Renomados economistas ouvidos pelo "The Wall Street Journal" disseram que a moeda vive uma bolha especulativa. Quem entrou no jogo cedo está ganhando muito, mas isso não se sustenta. "Bolha" é uma expressão usada em processos vistos como especulativos, porque costumam estourar.

(*) Nada cresce tanto, 1.751% ao ano. Só como registro comparativo: o extraordinário crescimento do mercado elétrico fotovoltaico foi de  340%.

Nenhum comentário: