sábado, fevereiro 10, 2018

Carnaval: povo alegre, gestores atrasados

Sempre tive uma forte ligação com o carnaval de rua. Inicialmente em Rio Grande e depois quando vim para Florianópolis. Meu pai, quando solteiro, também gostava. Com seu falecimento, no início da década de 90, fui me afastando. Durante anos formávamos um grupo grande, meio desorganizado mas bem alegre. Bons tempos que não voltam mais.

De volta para a Ilha, a notícia de maior repercussão nas redes sociais foi o fechamento da Praça XV com tapumes. Segundo a Prefeitura, uma forma de preservar a praça. Preservar de quem, pergunto? Dos blocos que sempre circulavam pela praça arrastando multidões? Ou do povo, verdadeira razão de uma praça existir? A praça é do povo, já diziam os mais sábios.

Quando insisto nos comentários que publico que regredimos como sociedade,  muito se deve a gestores públicos despreparados para o cargo. Atrasados, se acham no direito de proibir o livre acesso das pessoas nas áreas públicas. Recentemente comentei que em Austin, capital do Texas, na década de 60, a então primeira dama dos EUA, Lady Bird, mandou construir uma ponte só para os pedestres. Foi a forma encontrada para as pessoas acessarem um imenso parque, separado do centro da cidade por um lago. Atualmente, a área considerada urbana do parque é a mais visitada de Austin. E por ser muito visitada é também muito cuidada. Não se integra as pessoas com a cidade levantando tapumes, mas construindo pontes. Lady Bird morreu em 2007, com 93 anos. Seu legado como urbanista e ambientalista, está presente até hoje em Austin.

PS -  No final dos anos 90, quando vereador, também convivemos com a Praça XV fechada com tapumes. Na época, os protestos eram diários e os tapumes foram retirados. Não aprendemos com o passado, por isso regredimos.

 Na frente da Catedral uma multidão. O fechamento da Praça XV com tapumes dificultou a circulação das pessoas.
 Na foto acima dá para ver os tapumes ao fundo impedindo os foliões de circularem pela praça. Ainda bem que não soube de nenhum incidente. Era uma multidão apertada por todos os lados. Impossível caminhar. Para efeito de segurança das pessoas, uma irresponsabilidade.
Mesmo assim o povo se divertiu. O bloco "Pauta que Pariu", dos jornalistas de Floripa, se reuniu no seu tradicional reduto - a escadaria do Rosário. Fotos acima e abaixo.


Nem a chuva tirou a alegria do povo. O carnaval de rua é sem dúvida a mais popular e democrática festa que eu conheço.


Nenhum comentário: