terça-feira, fevereiro 06, 2018

De volta para casa.

Depois de três semanas fora, voltar para casa é muito bom. Nos últimos dias, as apurações sobre o envolvimento da Rússia na eleição passada para presidente nos EUA: ganharam força. A situação de Trump, se agrava. Ilações, como no caso de Lula, lá não prosperam. Para se condenar alguém, não basta um promotor achar para um juiz condenar. As investigações precisam ser conclusivas. E até agora, no caso Trump, caminham nessa direção. Como todos estão conscientes do nível das apurações, não há uma sociedade dividida. Só querem saber a verdade. E acreditam que as instituições estão fazendo sua parte com isenção.

A mesma sensação de fazer o melhor, também se percebe na gestão das cidades. Em Austin, capital do Texas, com um pouco mais de hum milhão de habitantes, a busca pela qualidade de vida é uma constante. Ciclovias, trilhas, parques e lagos estão por todos os lados. E as pessoas valorizam esses benefícios que a municipalidade oferece. Bairros inteiros estão sendo pensados e  implantados com a marca da sustentabilidade. E, como consequência, servem de estímulo para outras áreas seguiram o mesmo modelo. Outra mudança visível, é a revitalização da região central. Benfeitorias estão sendo introduzidas, com o claro objetivo de tornar aquele espaço mais atraente para as pessoas ocuparem. Seguem algumas fotos que retratam as iniciativas citadas.


Centro da cidade: ponte só para pedestres e ciclistas. Liga o centro ao Barton Creek,  um grande parque urbano. A ponte, construída na década de sessenta, aproxima as pessoas das áreas verdes. Fotos abaixo. 





Em pleno domingo, no centro de Austin, as pessoas vão com os seus caiaques remar no rio. E basta atravessar a ponte para se chegar nas trilhas e piscinas naturais do Barton Creek. Fotos acima.

PS- O Barton Creek faz parte da área urbana do Zilker Park. Uma área pública criada cem anos atrás, formada por lagos e montanhas. No total são quase 400 hectares. A grande responsável por incentivar as pessoas a se apropriar do parque foi Lady Bird. Na década de sessenta, a estão primeira dama dos EUA tomou para si a bandeira pela melhoria da qualidade de vida em Austin. E foi através da aproximação do parque com a cidade que ela conseguiu. Atualmente, o Zilker Park é a área mais valorizada e visitada da cidade.  

Nenhum comentário: