segunda-feira, fevereiro 05, 2018

Tem coisas que só o Carnaval explica

Num Brasil sem alegria, das instituições falidas, de políticos que nos envergonham e de uma sociedade que regride a cada ano, a boa notícia da semana veio de Florianópolis. O Berbigão do Boca, voltou às ruas. Arrastando uma multidão de alegres foliões,  o mais popular bloco de Floripa foi criado para antecipar o Carnaval em uma semana. Mesmo distante, pelas notícias que me chegam deu para ver que o Boca se superou ao reunir milhares de pessoas no Mercado Público na sexta-feira passada.

Profunda conhecedora do nosso Carnaval, a jornalista Ângela Bastos, assim se manifestou: "Mantiveste proezas. Foste seguido por uma multidão. Aquela formada pelos ricos da Ilha, pelos pobres do morro; pelos brancos bronzeados nas praias e os negros descendentes dos escravos. É mágico ver como consegues unir diferentes bandeiras e com tantas vozes formar um só coro."

Uma lição de vida, cercada pela alegria. Sem preconceitos, o Berbigão consegue unir foliões de todos os bairros. Dá para se afirmar que é o bloco da cidade. Que continue assim por muito tempo.

PS- O bloco foi criado há 26 anos atrás, por  Paulo Abraham, o Boca. No ano passado, por falta de apoio da prefeitura, pela primeira vez o Berbigão do Boca não saiu. A comoção foi geral. Dois anos depois, o Berbigão voltou. A espera  valeu. A saudade foi tanta, que os organizadores estimam que 60 mil pessoas aguardavam no Mercado Público o reencontro com o bloco .     

Nenhum comentário: