Depois de dois dias apresentando as boas perspectivas da energia solar em Chapecó e cidades vizinhas, retorno com uma certeza: o compromisso tá firmado. A energia solar teve avanços importantes nessa semana. Uma antiga bandeira do setor solar fotovoltaico pela isenção do ICMS, foi anunciada pelo deputado Dirceu Dresh e devidamente festejada por todos. Em Chapecó, também avançamos bastante. A CRESOL uma grande cooperativa de crédito e três prefeituras, Coronel Martins, São Domingos e Ipuaçu, se juntaram para viabilizar iniciativas sustentáveis focadas na energia limpa e no desenvolvimento regional. Na foto abaixo, da esquerda para a direita: a prefeita de Ipuaçu, Clori Peroza, a prefeita de São Domingos, Elieze Comachio, e por último a vereadora Simoni Zorembski. Mulheres fazendo história e de olho no futuro.
Outro belo exemplo do protagonismo feminino é Sandra Pergamin, da CoperFamiliar. Articulada como poucos, Sandra sabe o que quer. A CoperFamiliar, como o próprio nome está dizendo, reúne nove cooperativas familiares focadas na produção orgânica de diferentes produtos. Na entrada da sede a logo das instituições que apoiam a iniciativa. (foto abaixo)
Nessa semana foi inaugurada a instalação de beneficiamento do leite, que na primeira fase vai processar 6 mil litros por dia. O projeto prevê a possibilidade de processar 12 mil litros por dia. A linha de produtos contempla três tipos de queijo, nata, manteiga, leite e iogurte. Na foto abaixo, Sandra explica o funcionamento da unidade. No início da noite, testamos os primeiros iogurtes produzidos. Aprovado por todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário