segunda-feira, março 26, 2018

Santa Catarina e a energia solar: porque avançamos tanto



Sempre que me perguntam sobre a energia solar fotovoltaica, a resposta que dou: avançamos. E não foi pouco. Quando o principal jornal de Santa Catarina, o Diário Catarinense (DC), estampa na capa da edição do final de semana o avanço da energia solar, uma rápida e necessária volta ao passado se faz necessária.

Em 2007, quando criamos o Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (Instituto IDEAL), pouco se tinha para mostrar no Brasil. Mesmo nas universidades e centros de pesquisa, os investimentos não eram suficientes para que o conhecimento se alastrasse. Nessa época, a Universidade Federal de Santa Catarina, a UFSC, já era uma das que mais se destacava no setor da energia solar fotovoltaica.

No documento de criação do IDEAL, entre os argumentos que utilizamos para justificar a localização da sede do Instituto ser em Florianópolis, a proximidade da UFSC foi um deles. Também pontuamos o fato da cidade ser sede de três grandes empresas de energia: Celesc, Eletrosul e Tractebel. Por último, ainda como argumento, o qualificado e diversificado  setor industrial catarinense.

Onze anos se passaram até a publicação do DC de domingo, dia 25/3. A matéria destaca o papel importante de Santa Catarina no desenvolvimento no setor da energia solar fotovoltaico. Em relação ao seu PIB e proporcionalmente a sua população, o estado lidera o setor no país. Indagado pela jornalista sobre o motivo dessa liderança, já que e estado não é tão ensolarado quanto outros, respondi: porque criamos as condições.

Tanto assim que a Eletrosul  foi a primeira empresa pública a instalar 1 MW solar na  sua sede, que a UFSC, junto com a Engie (antiga Tractebel), desenvolveu um dos maiores programas de pesquisa e desenvolvimento de energia solar autorizado pela ANEEL. A Celesc, no mesmo sentido, criou o Bônus Fotovoltaico, um projeto inédito de eficiência energética voltado para energia solar em residências; a FIESC, junto ao consórcio WEG/Engie, também criou o Programa Indústria Solar com intuito de levar a energia fotovoltaica para dentro da indústria catarinense. Na área de pesquisa e desenvolvimento, o Grupo Fotovoltaica da UFSC, recentemente inaugurado no Sapiens Park, é referência no Brasil, tendo concebido o primeiro ônibus elétrico abastecido por energia solar.

A partir desse breve histórico, é possível entender melhor porque avançamos. Fica o registro.

EM TEMPO: nessa semana inicia a apresentação do Programa Indústria Solar da FIESC. Parte desse trabalho será realizado pelo Instituto IDEAL.

Nenhum comentário: