quinta-feira, maio 10, 2018

A Argentina, o Brasil e o dólar

Em razão do dólar o peso argentino desabou. Foi assim que encerrei o comentário de quarta-feira. Pela importância do tema, retomo o assunto. Segundo o Financial Times, a desvalorização do peso argentino pode ser um sinal para os emergentes. Muito embora a situação do Brasil não se compare com a do país vizinho, já que o movimento por aqui de dólares está concentrado nas mãos de poucos doleiros, no momento quase todos presos, ainda assim a volatilidade maior da moeda e a alta das taxas de juros nos EUA preocupa.

Segundo Vinicius Torres Freire (*), no nosso caso "o dólar está servindo de bode expiatório do PIB lerdo". Para ele não significa nada, "só uma desculpa para um possível fiasco do  crescimento neste ano". O que está por trás da lerdeza do crescimento, são salários minguados, trabalhos precários, juros altos e desemprego.

PS - Só que num ano eleitoral, com a baixa popularidade do governo, botar a culpa no dólar chama menos atenção. Afinal quem gosta de dólar é doleiro e quem precisa deles para esconder seus crimes. Para Vinicius, atribuir uma desaceleração da economia exclusivamente por causa do dólar pode até servir na Argentina. Aqui é uma desculpa esfarrapada.

(*) Vinicius Torres Freire, graduado em ciências sociais (USP) e mestre em administração pública em Harvard.    

Nenhum comentário: