quarta-feira, maio 09, 2018

Trump rompeu o acordo com o Irã

O que estava escrito aconteceu, Trump rompeu com o acordo que havia com o Irã. Com isso deixou velhos aliados na mão. As consequências são imprevisíveis. Só o tempo vai nos dizer o risco que se corre. Alguns dizem que o dólar sobe e o petróleo também. E nós latinos com isso, perguntam os desavisados? Tudo!

Embora Trump não considere seus vizinhos importantes, sua politica externa, se é que se pode chamar assim, nos afeta. O atual governo argentino, muito afinado com Trump vem sendo corroído pelo dólar. A Argentina,  com sua economia bastante dolarizada está sendo sufocada pela moeda americana

Na semana passada a Argentina sentiu na própria pele a maldição do dólar. Depois de 15 anos voltou a pedir socorro para ao FMI. Sua fragilidade econômica aflorou e os juros sobem semanalmente. Já estão em 40 %. O que para um país dependente de investimentos externos em dólar, não é um quadro nada animador.

Os argentinos, como se sabe,  adoram o dólar. A desvalorização do peso foi automática, mesmo com as taxas de juros em alta (40%). O governo teve que injetar 5 bilhões de dólares para segurar o valor do peso. Mesmo assim não conseguiu: o peso desabou.

Nenhum comentário: