quarta-feira, maio 30, 2018

A energia solar e a greve dos caminhoneiros

Poderia iniciar o comentário me apropriando da observação feita por Carlos Ritti, do Observatório do Clima: "O Brasil parece se esforçar demais para chegar atrasado no futuro". Um resumo perfeito do nosso país sem rumo. Provavelmente será esse o foco que darei na abertura do Seminário Energia + Limpa,  do Instituto IDEAL, na próxima segunda-feira.(*)

Por enquanto vou tratar de mais uma etapa do Programa Indústria Solar da FIESC, ontem a noite em Tubarão. Para chegar lá enfrentamos alguns contra tempos. Em Imbituba, por exemplo, a BR 101 estava interrompida pelos manifestantes. Para chegarmos a tempo no evento, uma alma boa nos ensinou um atalho. (foto abaixo)


Em Tubarão, uma nova manifestação nos esperava. No final da tarde milhares de pessoas foram às ruas levar sua solidariedade ao movimento dos caminhoneiros (**). (foto abaixo)


 Para uma cidade tranquila, mas que já enfrentou grandes calamidade como as cheias do rio que deu nome à cidade, não deixa de ser uma reação da população que merece ser estudada.


Perto do rio Tubarão, foto acima, a reunião entrou noite adentro. Além das apresentações que costumamos fazer e do balanço atualizado do exitoso programa da FIESC de levar energia solar para as indústrias, também fomos agraciados pelo interesse dos participantes. Motivados pelo tema, nos brindaram com excelentes perguntas. Mais uma etapa vencida. (foto abaixo)


(*) O 9º Seminário Energia + Limpa acontece na sede da FIESC, em Florianópolis. A abertura será na segunda-feira , às 19 horas. O evento é gratuito e as inscrições no local.

(**) A greve dos caminhoneiros, que chegou no seu décimo dia, é um caso a ser estudado. A paralisação atingiu a maioria das pessoas e a população tem dado demonstrações de solidariedade com o movimento. 

Nenhum comentário: