segunda-feira, maio 07, 2018

Berlim: encantos e recantos



Para uma cidade que durante décadas foi separada por um muro, Berlim é uma surpreendente metrópole. Com cerca de 4 milhões de pessoas, tudo funciona. Cosmopolita, como Nova York, Paris ou Londres, Berlim soube cicatrizar as feridas deixadas por uma guerra sangrenta e se colocar num lugar de destaque no ranking das melhores cidades para se viver.

Nas ruas e nos seus incontáveis parques, gente de todas as nacionalidades demonstram seu bem querer com a cidade. As ciclovias organizadas e seguras são um convite ao uso das bicicletas. Cruzam toda a cidade e estão sempre sendo usadas. Se somam a um excelente transporte público, contribuindo para que o trânsito flua. Em Berlim, por exemplo, não se vê engarrafamentos como em Florianópolis(*).

Para conter esse meu repentino encantamento pela cidade, também ouvi dizer que existem duas "berlim's": a cinzenta e fria Berlim do inverno rigoroso, que tira as pessoas da rua; e a Berlim ensolarada, que me acolheu tão bem nesses poucos dias que estive lá. Portanto, como não posso relatar o que não vivenciei, a cidade mais tristonha está fora do meu registro fotográfico. Já alguns encantos e recantos de uma Berlim ensolarada,  seguem abaixo.

Praças e parques por todo o lado: uma característica de Berlim.







Berlim: onde o passado e o futuro vivem em harmonia 




E sem o estresse dos engarrafamentos que convivemos aqui.

Nas fotos abaixo, centro de Berlim, num dia de semana qualquer. 



Por último, Nikolaiviertel, onde a cidade nasceu. O centro histórico, bem preservado até hoje, é um dos locais mais visitados da cidade. Documentos antigos do povoado  remontam  do ano de 1237 e   nos dão uma ideia de quantos séculos se passaram. (fotos abaixo).


(*) Da onde eu estava até o Ministério das Relações Exteriores era uma boa caminhada. Aliás, um prazeroso passeio. Muitos parques, excelentes calçadas e uma sensação de segurança que já perdemos por aqui. Embora a população da grande Florianópolis seja 10 vezes menor que a região metropolitana de Berlim, lá mobilidade urbana é 10 vezes melhor do que aqui.

 Na foto acima, o novo prédio do Ministério das Relações Exteriores. Abaixo, num projeto totalmente integrado: o novo e o velho prédio convivem em harmonia.


Nenhum comentário: