quarta-feira, maio 16, 2018

Energia solar: conhecimento, legislação e investimento


Depois de Caçador, o Programa Indústria Solar da FIESC continua seu caminho. Como também todas as demais iniciativas no setor fotovoltaico que, direta ou indiretamente, estamos envolvidos.  Na quinta-feira, dia 17/5, em Porto Alegre, no Plaza São Rafael, por exemplo, acontece o Fórum Regional de Geração Distribuída, com mais de 400 inscritos. Nos dias 4 e 5 de junho, em Florianópolis, o Instituto IDEAL promove o 9º Seminário Energia + Limpa. E assim tem sido o desafio dos que promovem a energia solar no Brasil. O interesse é tanto, que falta tempo para atender a todas as demandas que chegam.

Ao meu ver, a fase inicial da curiosidade e da legislação está vencida. Atualmente encontramos centenas de empresas instaladoras no mercado, com uma mão de obra bastante qualificada. Para facilitar a busca de possíveis interessados em investir na nova tecnologia, os dados de todas as empresas estão disponíveis no banco de fornecedores do programa América do Sol, do Instituto IDEAL. Quanto à legislação vigente, ela também atende às necessidades dos investidores.  Aliás, cabe sempre registar: ANEEL tem sido uma grande parceira da energia solar fotovoltaica. Portanto, superados os desafios iniciais, agora é hora dos investimentos. 

Pelo que venho acompanhando, com a tecnologia totalmente consolidada e os preços em queda, a energia solar no Brasil vai seguir a tendência de crescimento continuo por muito tempo. Novidades como a chegada da energia solar nas indústrias, sua competitividade nos leilões de energia, a possibilidade dos municípios  investirem nas suas próprias usinas de energia solar e o recente lançamento do Guia de Constituição de Cooperativas de Geração Distribuída Fotovoltaica - uma iniciativa do Sistema OCB, Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da GIZ e Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV) - no último dia 9/5, em Brasília, só reforçam minhas convicções. O guia tem apoio do MME, ANEEL e o Instituto IDEAL.

A caminhada já foi mais longa. E o caminho mais incerto. Se tinha um sonho, mas não se sabia como realizá-lo. Aprendemos fazendo, sem esperar a hora. Quando encontro 200 pessoas em Caçador, uma  cidade do interior de Santa Catarina, numa noite de quarta-feira, dá para afirmar: a energia solar é um caminho sem volta. (foto acima)  

Nenhum comentário: