sexta-feira, maio 18, 2018

Sustentabilidade: uma politica do bem


Porto Alegre sediou o Fórum de Geração Distribuída com Fontes Renováveis, dias 17 e 18 de maio. O evento ocorreu no Hotel Plaza São Rafael e contou com a presença de mais 400 participantes. O interesse por esse tema, energia mais limpa na nossa matriz energética, tem tudo a ver com as mudanças do clima,  desenvolvimento sustentável e mobilidade urbana. Para mim preocupações e desafios presentes, quando se estuda as tendências que nos levarão a repensar o futuro da humanidade.

Ao se identificar as prioridades  que precisamos enfrentar, tudo fica mais fácil. Salta aos olhos que a energia do sol vai estar presente na vida das pessoas nas próximas décadas. Apesar da distância que ainda existe, só vejo na energia solar fotovoltaica a fonte de energia que irá atender nossas necessidades futuras. Para dar suporte energético a projetos  sustentáveis e combater o aquecimento global, geração e consumo quanto mais próximos estiverem, melhor. E essa condição,  quem possui é a energia solar. (*)

Depois de 11 anos presidindo o Instituto IDEAL, que criei com alguns amigos em Florianópolis, reconheço que até pode haver uma certa dose de contaminação no entusiasmo que tenho por esses temas. Não escondo isso de ninguém. Sempre compartilhei meus sonhos no blog de OLHO NO FUTURO; sempre registrei que os sonhos não morrem. A motivação que temos no IDEAL, em parte se deve  por estarmos envolvidos com uma política do bem - a sustentabilidade. Mesmo sabendo que ainda há muito a fazer, nós estamos convencidos que é caminhando que se muda o mundo. E é isso que estamos fazendo.(**)

(*) Durante o evento Diálogos de Berlim governos, especialistas e investidores chegaram a um consenso: a energia solar é a energia do futuro. A mobilidade urbana, um dos grandes desafios das próximas décadas, também estará associada a energia elétrica solar.


(**) O Instituto IDEAL, fundado em 12 de fevereiro de 2007, com sede em Florianópolis, é privado sem fins lucrativos. Sua função: incentivar o uso das energias alternativas; contribuir com a legislação que dê amparo legal a essas fontes; promover o conhecimento;  qualificar a mão de obra; orientar investidores interessados nesse segmento. 

PS - Atualizado no sábado - pós evento: "A busca de fontes alternativas de energia, a incorporação de projetos sustentáveis  e a preservação do meio ambiente, ao contrário do que muitos pensam, são de nossa responsabilidade."

  

Nenhum comentário: