segunda-feira, junho 11, 2018

Ainda sobre carros elétricos




Em Florianópolis, na última segunda-feira, dois eventos relacionados a carros elétricos movimentaram a cidade. Para quem está diretamente envolvido com o tema mobilidade elétrica, nenhuma surpresa. A nossa capital tem se apresentado como referência nesse segmento. Já temos vários pontos de carregamento e por nossas ruas  circula o primeiro ônibus totalmente elétrico carregado por energia solar do Brasil. O projeto foi desenvolvido pela UFSC em parceria com a Marcopolo, ELETRA, WEG, Mercedes e Mitsubishi.

Na foto acima, cedida pela colunista Estela Benetti, o coordenador de Projetos de Veículos Elétricos para a América Latina da Renault, Luiz Fernando de Oliveira, apresenta o ZOE - o carro elétrico da Renault que o trouxe de Curitiba até Florianópolis. Luiz Fernando foi um dos palestrantes convidado pelo Instituto IDEAL para o seminário Energia + Limpa, dia 4, na FIESC.

Na foto abaixo, no Campus Central da UFSC, a inauguração de mais um ponto de recarga. A iniciativa é do grupo Ampera. São alunos da UFSC  que desenvolvem protótipos de carros elétricos, com o objetivo de aproximar a academia da inovação tecnológica que avança nessa área. Um dos homenageados foi o professor Ricardo Ruther, coordenador do Laboratório Solar e diretor técnico do Instituto IDEAL, responsável pelo projeto do ônibus elétrico. (à direita na foto)


E o IDEAL como instituto que promove uma matriz energética cada vez mais limpa e sustentável, o que deve fazer enquanto os carros elétricos não chegam? A resposta precisa ser construída a partir de boas parcerias. Um desafio que vale a pena se envolver. Motivação não falta. O que já é um bom começo.  

   

Nenhum comentário: