terça-feira, junho 12, 2018

Carros elétricos: já são 3 milhões

Poucos sabem, mas já são três milhões de carros elétricos rodando no mundo. Por aqui são poucos, muito poucos. No ano passado foram comercializados hum milhão de carros elétricos, metade deles na China. Novamente por aqui, poucos. Muito poucos. Embora o volume de vendas não permitam afirmar que se trata de uma tendência, as recentes decisões anunciadas pelas grandes montadoras: nos fazem acreditar nessa possibilidade.

O que se observa é que tradicionais marcas como Volvo, BMW, Renault, Nissan, GM, Ford; e outras empresas globais que atuam no setor de TI como Google e Tesla estão com seus modelos sendo testados e comercializados. Em breve algo impensável até então para nós, irá acontecer: que carro comprar? O que polui, ou o que não emite gases tóxicos. Com o tempo, tecnologia e escala irão resolver dois dos atuais entraves para o mercado dos carros elétricos deslanchar: reduzir o preço e  aumentar a autonomia.

A última novidade nesse setor da mobilidade elétrica, o Jaguar I - Pace, foi apresentado na semana passada no Algarve, em Portugal. A autonomia é de 400 km, obtida com as novas baterias de lítio. Sem ruído e sem emissões, vai de zero a 100 km/h em 4,8 segundos. Um bólido. Num outro patamar tecnológico, mas já rodando por aqui vem o BMW i3. Embora tenha caído no agrado de todos, ainda é um carro caro para criar escala. Como tudo, os modelos mais sofisticados servem de plataforma para viabilizar as inovações tecnológicas que acompanham um projeto desses. Depois de consolidadas, passam a ser incorporadas aos modelos mais populares que virão. É assim que se cria um novo mercado global. Nada diferente do que aconteceu com a energia solar. E essa história a gente conhece bem como se deu. Agora é a vez de percorrer o caminho da consolidação da mobilidade elétrica no Brasil. De olho no  futuro e num mundo mais sustentável.

PS - Versão atualizada. Amanhã tem mais. (14 hs)

Nenhum comentário: