segunda-feira, julho 16, 2018

Lula, só preso para não se eleger

Lula completa nessa segunda-feira, 100 dias na prisão. Em mais de 1000 dias de investigação e todo o aparato envolvido,  ainda não foi encontrada uma prova que confirme a veracidade da denúncia. O processo envolvendo o ex-presidente com o apartamento do Guarujá, até agora é obra de um delator e da vontade de um grupo que quer afastar Lula da eleição que se aproxima. Simples assim.

Na semana passada, sexta-feira 13, Lula foi absolvido da acusação de obstruir a Justiça. O que, convenhamos, é muito mais grave do que essa história mal contada do delator Leo Pinheiro. Para Lula um grande alento. Só para lembrar: na época, Delcídio Amaral, líder do governo no Senado, para se livrar da cadeia, acusou Lula de tentar comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

O episódio não passava de uma armação visando atingir Lula e enfraquecer o governo Dilma. Em setembro de 2017, o procurador Ivan Cláudio Marx pediu a absolvição de Lula. O procurador concluiu que Delcídio mentiu e afirmou que quem estava interessado em calar Cerveró era o próprio Delcídio e não o ex-presidente Lula. Me recordo ter comentado no blog sobre quem era Delcídio.

Finalmente o caso foi apreciado pela 10ª Vara Federal de Brasília, onde por falta de provas e delações sem credibilidade (grifo meu), o juiz Ricardo Augusto Soares Leite, absolveu o ex-presidente Lula.  A máscara dos delatores está começando a cair. Vícios no processo,  má fé e suspeita de negócios obscuros são cada vez mais frequentes. A cada dia que passa, cresce o sentimento de uma grande armação. E o risco da casa cair é grande. Só depende de um delator. 

Nenhum comentário: