sexta-feira, julho 13, 2018

O próximo deficit da União: uma ameaça ao futuro

"Olha lá vai passando a procissão se arrastando que nem cobra pelo chão". A música de Gilberto Gil me veio a cabeça tão logo soube o que fizeram no Congresso Nacional. Não dá nem para dizer que se aproveitaram da nossa distração com a Copa, até porque nos mandaram para casa antes do tempo. O que se viu foi uma maioria despreparada e inconsequente, se arrastando por benesses, pondo em risco a nossa frágil condição orçamentária.

O que esses senhores fizeram, sem medir as consequências, foi consolidar um déficit  bem maior do que o anterior. Segundo especialistas, o vale tudo de ontem na sessão do Congresso Nacional vai inviabilizar o próximo governo. O déficit pode chegar a 260 bilhões de reais. O que impede qualquer possibilidade de crescimento no médio prazo.

Já andei pelo Congresso e conheço bem como as coisas funcionam por lá. Tem gente séria que procura fazer o melhor do seu mandato. Mas quando vejo o que fizeram dia 12, onde uma expressiva maioria ajudou a promover o caos nas contas públicas, só resta a sociedade rezar. O que vem por aí é jogo duro. E não tem nada a ver com a Seleção. O que nos preocupa é o  futuro do país. Para a maioria dos deputados e senadores, pátria amada só quando cantam o Hino Nacional.

PS - Atualizado sábado, 14. Parabéns pela Bélgica. Uma bela campanha. Que o futebol coletivo, presente também na final, nos deixe algum ensinamento. 

OBS - Atualizando domingo, 15. Daqui a pouco começa a final da Copa e vou assistir de sangue doce. Sem estresse. Que vença o melhor. A saída antecipada do Brasil veio a confirmar o que já tinha comentado: não é o futebol que nos deixa alienados. Vejam o que fizeram na última semana no Congresso Nacional. Um estrago! E a sociedade... 

Nenhum comentário: