terça-feira, setembro 18, 2018

Pátria Armada

De tudo que li nesse final de semana chuvoso, "Pátria armada", de Angela Alonso, professora de sociologia da USP, deveria ser lido por todos os eleitores antes de decidirem seu voto. Trata-se de uma retrospectiva que mostra a violência presente nas disputas por poder que nos acompanham desde a Independência. 

Ao contrário do que muitos pensam, a violência política não amainou com o tempo. Ainda está bem presente entre nós. Em poucos meses, três casos emblemáticos confirmam isso: o assassinato de Marielle Franco, os disparos na caravana de Lula e a facada em Bolsonaro. O Brasil é violento, por mais que se goste de dizer o contrário, destaca Angela Alonso.

A crise política se agrava a cada dia. Quanto mais atenção em relação as eleições que se aproximam, melhor. Infelizmente, poucos pensam assim. Resultado de uma incompreensão politica coletiva, o fato novo "é o surgimento de um candidato à Presidência claramente hostil às instituições e valores constitucionais", nos lembra Oscar Vilhena Vieira(*).

PS -  Sua promessa de campanha:  a Pátria Armada. 


(*) Oscar Vilhena Vieira, professor de direito da FGV, mestre em direito pela Universidade de Columbia (EUA) e doutor em ciência política da USP.

Nenhum comentário: