domingo, fevereiro 24, 2019

Previdência e Venezuela: indefinição e tensão

Em pleno domingo que antecede o Carnaval, a tensão cresce na fronteira da Venezuela. Até parece que alguém tem razão. Certo tá o José Simão: "País com um presidente só já é uma merda, imagine com dois!". Sempre ele, um gênio do humor: numa única frase consegue aliviar a dor causada pelos insanos.


Em Brasília, longe da fronteira com a Venezuela, a sexta-feira também foi movimentada.  A reforma da previdência com suas indefinições chegou na Comissão de Justiça da Câmara. Por mais que queiram disfarçar, até para os leigos o pior  da reforma vai cair sobre os que mais precisam. Já comentei sobre isso no blog (22). Mas é pura intuição.


No sábado, 23, Rodrigo Zeidan veio me socorrer: "Querem separar previdência e assistência. Balela". Segundo ele é um truque tipico de economistas que sempre trataram os pobres como estorvo. Minguá-se a assistência e o bojo da reforma cai sobre os mais pobres, comenta Rodrigo. Simples assim.


PS - No seu artigo "A bomba da reforma da Previdência", os dados comprovam que a renda dos mais pobres vai ser achatada. Rodrigo Zeidan é professor da New York University. (FSP 23/2)


  

Nenhum comentário: