sexta-feira, março 22, 2019

Previdência: o que falta dizer sobre a reforma

Meu caro Adamastor, como Rio Grande te acolheu? Nem sempre o que projetamos se concretiza. A cidade se modifica com o tempo, nos faltam amigos e os parentes se vão. Faz parte da vida. Um conselho te deixo, não te afaste dos cafés. Lá, como aqui, novas amizades virão.


Sempre que puder vou comentar contigo a reforma da previdência. É um tema relevante, que irá naturalmente te aproximar de outras pessoas. Não podemos deixar que apenas a versão "chapa branca" prevaleça. Para eles que conduzem esse processo e já estão com a vida resolvida, tudo é mais fácil.


Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2012 para cá o número de pessoas empregadas com mais de 60 anos cresceu menos do que a população nessa faixa etária. Em outras palavras, significa dizer que os trabalhadores com mais de 60 anos terão muitas dificuldades para conseguir um emprego.


Até aí, nenhuma surpresa: só que não falam sobre isso. A proposta do governo Jair Bolsonaro é de que as pessoas passem a trabalhar mais, só que não diz aonde.

 

Um governo que não olha com responsabilidade para essa nova leva de idosos, sem perspectiva de se manterem empregados por muito tempo, não merece o nosso apoio. Seu Adamastor, converse com seus novos amigos aí em Rio Grande. Não será nada fácil criar emprego para os trabalhadores que vão precisar de uma sobrevida profissional. Primeiro porque vão ter que disputar com os mais jovens, as poucas oportunidades que terão. Depois precisam enfrentar a defasagem tecnológica. Por fim, vencido esses dois desafios, ainda resta superar a barreira psicológica da idade chegando e do temor de não poder dar conta do recado.


De última hora - A prisão de Temer era esperada. Até ele sabia disso. O mais surpreendente foi saber que o grupo de Temer atuava por 40 anos. Parece até piada. O que fizeram os responsáveis pelo bom uso do recurso público nessas quatro décadas, pouco se sabe. Diante tanto descuido, Temer dominou o PMDB, foi presidente da Câmara e vice presidente por dois mandatos. Tanto fez que virou presidente. Só aqui. 


Nenhum comentário: