segunda-feira, maio 20, 2019

Meio ambiente: uma luta de todos


A foto acima registra algo até então inédito: uma coletiva com os ex-ministros do Meio Ambiente do Brasil. (Fonte: O Globo)

O encontro, motivado pela preocupação de todos com o futuro do país, repercutiu aqui e lá fora. As constantes ameaças ao meio ambiente, não podem ficar sem resposta. As consequências dos desatinos praticados deixam feridas, que as gerações futuras irão nos cobrar. Omissão, não faz parte dos que lutam pela preservação do planeta. Podem nos tratar com desdem e nos rotular de eco-chatos", só não nos chamem de omissos.

A luta que travamos é do bem, por isso incomoda os inconsequentes. Eles no fundo sabem que estão do lado errado. Em vez de incentivar o debate sobre o crescimento do desmatamento e da redução de áreas de preservação, optam por ameaçar organizações da sociedade civil comprometidas  com o tema.

Durante a campanha, Bolsonaro já emitia sua má vontade em relação ao meio ambiente e ONGs. Como debater não faz parte de sua forma de governar, a sociedade precisa se conscientizar e reagir. Ir para a rua, como foram os estudantes. Educação, saúde, meio ambiente, mudanças climáticas, entre outras, são bandeiras que nos unem. 


PS - Na semana passada, quarta-feira (8), o presidente disse que Angra dos Reis, tem potencial para ser uma "nova Cancún". Bolsonaro também fez críticas e manifestou interesse em fazer mudanças, via decreto presidencial, na Estação Ecológica de Tamoios (Esec Tamoios), uma unidade de conservação federal de proteção integral onde é proibido qualquer tipo de intervenção humana. Por coincidência, foi nessa Estação Ecológica que Bolsanaro foi multado pelo IBAMA por estar fazendo o que não podia. Conforme foi noticiado, a multa foi retirada e o fiscal afastado.  Para Carlos Ritti, secretário executivo do Observatório do Clima, é como se tivéssemos no Brasil de 50 anos atrás.

  

Nenhum comentário: