segunda-feira, agosto 19, 2019

Argentina: o novo alvo de Bolsonaro

Depois de dois comentários que postei sobre a desastrosa participação de Bolsonaro nas primárias da Argentina, o blog bombou.. O interesse foi grande. Pelo controle que tenho, o número de acessos ficou bem acima da média. A minha percepção  é de as pessoas mais conscientes não gostaram nem um pouco da forma como o presidente do Brasil se intrometeu na política de um país amigo. A Argentina por ser nossa vizinha e principal parceira comercial na América Latina, deveria ter recebido do presidente do Brasil um tratamento mais respeitoso. (*)


Não satisfeito com o que fez durante as prévias, Bolsonaro continua provocando os argentinos. Na semana passada, chamou de "bandidos" os que votaram contra o atual governo. Não deve ter sido informado do que se passou por lá. O próprio presidente Macri, após o resultado das urnas, reconheceu seus erros e pediu desculpas aos argentinos.  Fez, exatamente, o que todos que respeitam  o cargo que ocupam deveriam fazer. A situação da Argentina é muito grave. Enfrenta uma crise financeira sem precedentes que atinge profundamente os idosos e os mais carentes.(**)



(*) Depois da China que detêm 28% das relações comerciais com o Brasil, vem os EUA com 13%. A Argentina está em terceiro lugar com 4,6%.  Ao contrário do que afirma Paulo Guedes,  a Argentina é um importante mercado à preservar.

(**) A nossa situação também é grave. E só não é tão grave quanto a da Argentina, porque nos governos Lula e Dilma se construiu um grande lastro em dólar. Segundo o BC são 370 bilhões de dólares (a sexta maior do mundo).

PS -  A economia está estagnada e o desemprego continua. No final de semana, a má notícia foi de que os investidores estão se afastando do Brasil. Alguns analistas já falam em recessão.

Nenhum comentário: