sexta-feira, outubro 04, 2019

Nos EUA governo incentiva o uso da energia solar

O crescente uso da energia solar nos EUA é resultado de políticas públicas com esse objetivo. Assim tem sido no mundo todo. Quando se estabelece como prioridade uma matriz energética com fontes renováveis de energia, é preciso uma legislação que facilite esses investimentos. 


Pela constituição americana, os estados são autônomos. Não há um programa nacional unificado, como no Brasil. As universidades são estaduais e com vida própria. A mesma situação se aplica para a energia. Cada ente da federação incentiva o setor que achar conveniente para o seu projeto de desenvolvimento. A Tom Miller Dam, é um caso típico. Construída em 1940 para controlar as cheias do Rio Colorado e gerar energia para a capital Austin, a obra vem cumprindo o seu papel há sete  décadas. A usina fica a 5 km do centro de Austin. (fotos abaixo)



Nos EUA a legislação para o uso da energia solar segue a mesma regra. Quem decide o que fazer é o estado. A Califórnia, por exemplo, é um estado reconhecido nos EUA como incentivador das energias alternativas. Em razão disso lidera o ranking entre os estados que mais geram energia solar e eólica. O mesmo vem acontecendo com os carros elétricos. Políticas públicas  adotadas pela Califórnia  estão ajudando eles se tornarem mais atrativos. 

Agora, por terceiros, fiquei sabendo que o governo americano está avaliando lançar um programa nacional de incentivo a energia solar: o Free Solar Quotes. A iniciativa contemplaria todo o país. Um mega programa solar que colocaria a indústria solar americana em pé de igualdade com a chinesa. O acesso ao programa seria muito facilitado, bastando o interessado se cadastrar, informar o seu consumo de energia anual, que um sumulador em 30 segundos calcularia  o investimento necessário. Simples assim.

PS - Se for realmente isso, nada  diferente do simulador solar desenvolvido pelo Instituto IDEAL, com o apoio da GIZ. A ferramenta lançada em março de 2013, está disponível gratuitamente no site do instituto. Pelo número de acessos que já teve, dá para afirmar que o pioneirismo do simulador solar foi fundamental no desenvolvimento da energia solar no Brasil.  


 




Nenhum comentário: