sexta-feira, setembro 11, 2020

Energia solar: a que mais cresce no mundo ( e no Brasil também)

Para quem mora aqui no sul, a semana foi de dias sombrios e chuvosos. No resto do Brasil o sol se fez presente, com mais ou menos intensidade. Portanto, num país continental, sempre vamos ter milhões de painéis solares aproveitando o sol disponível e gerando energia renovável. (*)

Até reconheço que sou suspeito para falar nessa revolução energética. Um sonho antigo de poucos, que em 10 anos se tornou realidade. Quem acompanha o setor sabe que os investimentos continuam e vieram para ficar. Ao contrário de outras fontes poluidoras que contribuem para o aquecimento global, a energia solar é muito bem vinda. Além de ajudar a manter a matriz mais limpa; cria empregos.

Na maioria dos países essa movimentação toda independe dos governos, os investimentos são privados. O mais recente levantamento da Agência Internacional de Energia Renovável - IRENA, registra que a potência acumulada mundial de energia solar fotovoltaica é de 680 GW. O número impressiona e  consolida uma tecnologia. (**) 

Em termos de energia solar instalada, a Ásia é a região que lidera. Lá se encontra quase a metade do que existe no planeta: são 374 GW. Logo em seguida vem a Europa, onde tudo começou, com 153 GW. A América do Norte fica em terceiro, com 116 GW. Entre os 10 países com maior potência instalada em GW, estão:  China 205; EUA 101; Japão 73; Alemanha 50; Índia 32; Itália 24; Reino Unido 13; Espanha 12; Austrália 12;  França 10. (Fonte: IRENA)

Nos próximos 10 anos se dará uma profunda mudança nesse quadro. Países que não aparecem na lista, pela boa insolação que têm,  redução dos custos e pela confiança na tecnologia, passarão a constar. Acredito que os latinos Brasil, Chile e México farão parte dessa relação.(***)

(*) O saudoso  deputado alemão Hermann Scheer  (1944/2010),  um dos maiores incentivadores da energia solar na Europa,  para nos animar dizia:"Se na Alemanha, com seus dias sombrios,  deu certo - porque não vai dar certo no Brasil."

(**) Só para dar uma ideia do que é 680 GW de potência instalada, Itaipu tem 14 GW.

(***) Estudos divulgados essa semana pela EPE em parceria com a GIZ, projetam investimentos no setor de 70 bilhões de reais nos próximos 10 anos. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética e a agência alemã, o Brasil passará dos atuais 6 GW para 60 GW de potência instalada em energia solar fotovoltaica. 


Nenhum comentário: