sábado, outubro 24, 2020

Em Santa Catarina empacotaram o governador

Quando uso a expressão "voto tem consequência", sei o que estou dizendo. Prova maior disso aconteceu na última sexta-feira, 23, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina: afastaram o governador Moisés. Depois uma longa jornada que entrou madrugada à dentro,  preservaram a vice-governadora Daniela Reihner. Nada de muito diferente do que fizeram num passado recente: afastaram a Dilma e mantiveram o Temer. Simples assim.

Sem vida partidária e história política para contar, o governador agora afastado e sua vice se elegeram por acaso. Não se trata apenas de uma opinião, mas de uma constatação que nos faz refletir sobre a importância do voto. Por coincidência o tema chega em boa hora, já que estamos a menos de um mês para decidir quem vai governar nossas cidades. Valorize o seu voto. Voto tem consequência.

No caso do comandante Moisés, até sei porque virou candidato a governador. Não esperava se eleger e nem estava preparado para governar. Aqueles que o conhecem de perto, sempre comentam que nunca foi esse o seu projeto de vida. O que se viu na Assembleia Legislativa,  só vem confirmar o que todos os eleitores deveriam saber, não dá certo chegar ao topo por um acaso do destino.

Para Santa Catarina o desfecho do engano coletivo, é um constrangimento que vai se carregar para sempre. A imensa maioria dos catarinenses, mais de 70%, votou num desconhecido sem se preocupar com as consequências. Agora, sem qualquer reação, como se não tivessem nada a ver com o ocorrido,  assistem calados o seu governador ser empacotado.

PS - O afastamento do comandante Moisés, tem a ver com o Bolsonaro. A análise dos comentaristas políticos locais, vai nessa direção. Tanto assim que a vice, cada vez mais próxima do presidente, conseguiu os votos que precisava para se livrar da denúncia e assumir o governo.     

Um comentário:

Sarita disse...

Na explanação encontrei toda a avaliação que sempre dominou meus pensamentos e posicionamento.