segunda-feira, janeiro 10, 2022

Um combo literário: O Camarão do Bolsonaro e o Ano da biodiversidade do WWF - Brasil

BIODIVERSIDADE  Fotomontagem: Jornal da USP. 

PRIMEIRA PARTE - Depois de uma intensa programação em Santa Catarina, com direito a tudo que queria, um camarão atravessou o caminho do presidente. O corre corre foi grande, Brasília nem pensar, Bolsonaro foi direto para São Paulo. Seu médico de confiança, que descansava nas Bahamas, precisou ser acionado às pressas. Assim que chegou logo percebeu que o quadro não requeria cuidados especiais, era só um crustáceo atravessado. Os camarões daqui são grandes e para o presidente só se serve o "grado".

O caso virou piada nas redes sociais, depois que o doutor vindo das Bahamas explicou o ocorrido: pelo tamanho do crustáceo ele deveria ter sido mastigado quinze vezes e não engolido como o foi. São pequenos detalhes que fazem a diferença na hora de uma boa digestão. Quem é daqui sabe como é difícil engolir  um camarão rosa gigante, daqueles que vem menos de vinte num quilo. A conta deve ter sido alta, mas acabou tudo certo. O camarão foi liberado e pelo que se sabe nada consta contra ele.  

Como a origem de todo o embaraço aconteceu aqui em Santa Catarina, achei que deveria fazer o registro. Não sei se nossos senadores, tão próximos do presidente, se pronunciaram sobre o ocorrido. Mas precisamos estar atentos à qualquer ataque ao camarão. Um crustáceo amado pelos catarinenses não pode ser responsabilizado pelo rebuliço causado.   

SEGUNDA PARTE - De volta a primeira semana do Ano e de seu momento reflexivo sobre as nossas escolhas individuais e coletivas para 2022, o calendário do WWF - Brasil, que recebi me trouxe muita energia e esperança. A introdução é um alerta para o momento atual e um convite à todos nós para nos cuidarmos mais de nós mesmos, mas igualmente preocupados com os outros e com o Planeta.

Que mensagem mais oportuna diante da pandemia que se alastra, das mudanças climáticas que nos ameaçam e da permanente perda de biodiversidade. O desafio é uma década de ação para que comportamentos e soluções de impacto positivo para a natureza e para as pessoas se tornem regra, ao invés de exceção.

A diversidade é o tema escolhido pelo WWF para 2022. É ela que sustenta a vida no planeta há mais de 3,8 bilhões de anos. Está presente nas diferentes visões de mundo, nas organizações, na política, nos negócios - na vida!

O calendário traz 12 dicas para promover a diversidade, cuidar e regenerar a vida ao longo de todos os meses do ano. Como entramos num ano eleitoral escolhi uma delas para você refletir: "Neste ano de eleições, pergunte aos candidatos quais são suas propostas para  crise climática, emergência da fome e combate ao desmatamento". 

PS - O Instituto IDEAL, que completa 15 anos no próximo dia 12 de fevereiro, sempre foi parceiro do WWF Brasil. Seguimos juntos na caminhada de olho no futuro. Xô atraso!  


Nenhum comentário: