quarta-feira, março 02, 2022

A UFSC e o Instituto IDEAL - 15 anos de parceria

Poucos sabem mas o Instituto IDEAL foi criado dia 12 fevereiro de 2007, durante um encontro de reitores das universidades públicas da América Latina, o chamado Grupo de Montevidéu, na UFSC.  Desde de lá caminhamos juntos, para conhecer melhor a energia solar fotovoltaica, a mobilidade elétrica, as novas baterias e agora o hidrogênio verde. 

Sempre identificada com o papel da universidade pública no desenvolvimento de estudos e pesquisas para o avanço do setor solar fotovoltaico no Brasil, a UFSC instalou os primeiros geradores integrados a edificações urbanas e conectados à rede no final dos anos 90.

Em paralelo, um programa desenvolvido pela UFSC buscava atender as demandas por sistemas isolados, acoplando energia solar com bancos de baterias. Uma necessidade que até hoje existe em áreas isoladas, tanto na imensidão da Amazônia como no nosso vasto litoral. Foi com o apoio técnico da UFSC que muitas alternativas sustentáveis foram implantadas substituindo geradores diesel em uso.  (foto abaixo)

          Usina solar na Fortaleza de Santo Antônio localizada na ilha de Ratones Grande/UFSC

Em 2015 o Laboratório Fotovoltaica/UFSC inaugura seu novo Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar, no Sapiens Parque, na praia da Cachoeira do Bom Jesus, norte da Ilha,  em Florianópolis. (foto abaixo)

                                                            Foto: Todd Southgate

O tempo não para. Em dezembro de 2016 o ônibus elétrico idealizado pelo professor Ricardo Ruther, coordenador do Laboratório Solar da UFSC e diretor técnico do Instituto IDEAL, ganhou as ruas. Foi um dos mais relevantes trabalhos de pesquisa entre o mundo acadêmico e o setor industrial. O primeiro ônibus movido por energia elétrica de fonte solar na América Latina, contou com grandes parceiros nesse projeto pioneiro e inovador: a WEG,  Marcopolo, Eletra Energy Solutions, Mitsubishi e Mercedes Benz. (foto abaixo)

 
                                                          Foto: UFSC/Fotovoltaica

Logo depois, fruto do conhecimento técnico e de relacionamentos consolidados, vieram novos  desafios. A pesquisa em baterias de alta performance e seu futuro reuso em parceria com a Nissan e o estudo de acompanhamento de desempenho elétrico das telhas solares da Eternit. Em dezembro uma outra boa notícia.  A agência de desenvolvimento do governo da Alemanha - GIZ, parceira do Instituto IDEAL desde sua fundação,  aprovou os recursos para a construção de um novo laboratório lá no Sapiens Parque - o do Hidrogênio Verde. A celebração do Acordo se deu em dezembro tendo o sol como testemunha, num final de tarde em Santo Antônio de Lisboa. Em janeiro as obras já tinham começado. É o futuro chegando.

                                                               Foto: Mauro Passos


Nenhum comentário: