quarta-feira, março 23, 2022

Dias da Floresta, da Água e de Floripa

                                Lagoinha do Leste, em Florianópolis. Foto: pxhere.com.

Março é um mês de celebrações. Por coincidência são comemorados o Dia Internacional da Floresta, o Dia Mundial da Água e o aniversário de 349 anos da nossa capital Florianópolis. Todos vizinhos de calendário: 21, 22 e 23 de março. Embora tenham muito em comum, em função da degradação e da preocupação meio ambiente/futuro, tentei juntar tudo num comentário só, mas desisti. Não ia dar certo.

A escolha acabou recaindo sobre o DIA INTERNACIONAL DA FLORESTA, 21 de março. O motivo, muito em função do que recebi para ler. A maior floresta do mundo, a Taiga, com 12 milhões de quilômetros quadrados, tem três vezes o tamanho da floresta amazônica. Sozinha representa 29% da cobertura florestal do planeta. (Fonte: Wikipédia)

A origem da palavra é russa e trata-se de uma  Floresta Boreal. Nasce no Canadá, passa pelo Alasca, Groelândia, Noruega, Suécia, Sibéria e Japão. Essa imensidão verde está sendo motivo de preocupação. Segundo estudiosos a floresta está passando por um processo que em vez de absorver CO², está liberando toneladas de gás carbônico para a atmosfera. As pesquisas fazem parte de estudos internacionais que acompanham grandes impactos ambientais e suas consequências nas mudanças do clima. 

                                                                FLORIPA - 349 ANOS !

Querida cidade, ao contrário do que dizem, "os do contra" são aqueles  que mais te protegem. Em razão da tua beleza a especulação é descontrolada. Sem qualquer pudor, engordam as praias, aterram os mangues e ocupam as dunas. Não escutam as pessoas que querem uma cidade preservada. Agem como se fossem donos, sem se importar com o amanhã. Os movimentos sociais estão aí, vivos, resistindo sempre.  

Feliz Aniversário!

Nenhum comentário: