domingo, maio 29, 2022

DIA INTERNACIONAL DA ENERGIA

 

               Laboratório Solar da UFSC, no Sapiens Parque, Praia da Cachoeira do Bom Jesus/Floripa

Pouca gente fora do setor sabe que 29/5 é o Dia Internacional da Energia. A energia elétrica por estar sempre disponível, só é lembrada quando falta e quando a conta chega. Quanto ao gás, gasolina e diesel, o impacto também é na hora de pagar. Embora todos reconheçam a importância da energia, o seu preço é um grande incômodo. Só que agora além de cara, a dependência energética expôs uma nova e desafiadora situação: as consequências de uma menor oferta para o futuro da humanidade.

As especulações correm soltas e os estudos da Agência Internacional de Energia (EIA) apontam à gravidade do quadro. Com a invasão da Ucrânia e a guerra completando 100 dias de mortes e destruição, a escassez no fornecimento de gás e petróleo produzido na Rússia deixou o mundo virado de cabeça para baixo. Embora a região mais afetada seja a União Europeia, que recebe da Rússia 40% do que consome de gás, o efeito atinge toda a cadeia produtiva e o mercado global. (*)

No nosso caso em particular, a busca por energias renováveis é uma realidade que ameniza o problema. Nos últimos 10 anos a energia solar e a eólica vêm se consolidando no país. O surpreendente crescimento da fonte solar com 15 GW instalados entre geração distribuída (67%) e concentrada em grandes usinas (33%), nos assegura que estamos no caminho certo para uma matriz energética renovável e auto suficiente. (**)

Sempre atento ao desgoverno com sua falta de governança e planejamento no setor elétrico e de petróleo e gás, o desmonte do setor está em curso. As constantes ameaças de privatizar a Eletrobras e a Petrobras, trazem insegurança e mostram como iniciativas totalmente descabidas e inconsequentes se apresentam num ano eleitoral. Com claro intuito de confundir a sociedade, diretores são trocados sem qualquer critério. Como o assunto já vem sendo tratado com a devida atenção aqui no blog, as novas denúncias e preocupações ficam para outro momento. (***)

(*) Em Floripa tem uma padaria que recebe pão direto da Alemanha. Se chama Das Bröt. Na semana passada estive lá e já está com o abastecimento prejudicado pela falta do trigo. 

(**) A foto acima registra o lançamento de um novo projeto de pesquisa e desenvolvimento sobre desempenho em grandes plantas solares. No mesmo laboratório da UFSC se busca o reuso das baterias de carros elétricos e a produção de hidrogênio verde. São parcerias privadas que estão permitindo os estudos; verbas públicas para pesquisa estão cortadas.  

(***) Quem acompanha o que está se passando com tantos desencontros e interesses obscuros, não acredita. A última notícia é de que a reserva de diesel do país acaba nos próximos 30 dias. À confirmar.    

Nenhum comentário: