Você sabia que o Texas é o segundo estado mais rico dos EUA. E que isso se deve por ser o que mais produz energia. Há poucos dias, mais de 3 milhões de pessoas ficaram sem energia por causa da neve. Só que o Texas é um dos estados mais quentes dos EUA. Por uma relação pessoal com Austin, fui procurar entender o ocorrido. (*)
Com cerca de 30 milhões de habitantes, o Texas produz energia solar, eólica, gás e petróleo em grandes proporções. Surpreendido pelo frio que chegou a menos 16 graus, o sistema energético colapsou. Sem energia para bombear a água e com as baixas temperaturas, os canos congelaram. Sem água e sem aquecimento nas casas, a onda de frio deixou os texanos perdidos diante do inusitado. O governo local, que não estava preparado para enfrentar uma nevasca tão intensa, declarou estado de calamidade. (**)
Austin, a capital, foi a região mais atingida. As aulas foram suspensas e a companhia que atende o sistema de energia tem se desdobrado para repor o sistema. Houve uma queda considerável na produção de petróleo e gás, sendo que o gás é responsável pelo aquecimento das casas.
O Texas é o único estado continental dos EUA, com uma rede própria de distribuição de energia. Um erro, pois ao optar por sua independência energética ficou impedido de receber energia dos estados vizinhos. A conta que está chegando aos consumidores, é assustadora. São duas formas de tarifação, uma fixa e a outra variável. Quem optou pela segunda, que não considera o impacto dos efeitos do clima na produção de energia, recebeu um incremento na fatura bem acima dos mil dólares.
(*) Meu filho é professor do Department of Political Science, da Universidade do Estado do Texas. Minha única neta nasceu e mora em Austin.
(**) A inesperada onda de frio no Texas (-16 graus), só pode ser atribuída as mudanças do clima. A chegada do vírus covid 19 e suas mutações, que já matou mais de 2,5 milhões de pessoas, 255 mil só no Brasil, ainda sem uma origem definida, pode também estar associada a degradação da natureza.
PS - A energia do petróleo sempre será cara. É cara, porque é finita. Além do mais polui, afetando o clima. As mudanças climáticas tem provocado calamidades pelo mundo afora. Suas consequências são imprevisíveis. O futuro da humanidade está no conhecimento. Só ele será capaz de nos ajudar a enfrentar os desafios que virão. Negar a ciência, é ir contra vida. O preço que pagamos pela insanidade de alguns, é alto.
3 comentários:
O homem é o lobo do homem!
O homem é o lobo do homem!
Muito oportuno lembrar do Texas. Faltou informar que o estado também optou pela privatização de todos os serviços de eletricidade, que não se prepararam para uma eventualidade como essa que exigiria grandes investimentos: os acionistas não aprovariam...
Postar um comentário