segunda-feira, março 08, 2021

Lava Jato, acabou a farsa: LULA LIVRE!

 Moro depois de afastado do governo, viu a sua situação se agravar. A história mal contada, que até filme virou, não passava de uma grande farsa: onde os fins justificavam os meios. Foi essa promiscuidade envolvendo centenas de pessoas, com papel de destaque na República, que desmoronou como um castelo de areia. 

O filme lançado com toda a pompa, agora envergonha produtores, diretores e atores.  Suas participações nos diálogos e expressões, se tornaram patéticas diante da realidade mostrada nas gravações aprendidas. A então "República de Curitiba", virou piada nacional. O que restou foi a face exposta do que pior existe na nossa sociedade. Gente sem ética e sem pudor, capaz de qualquer coisa pelo poder.  

Não vão conseguir se livrar do que fizeram. Certos da impunidade, forjaram provas, selecionaram delatores, combinaram delações, destruíram pessoas e quebraram juramentos. Fizeram do Poder Judiciário um instrumento voltado para os seus interesses obscuros.

Sem pensar nas consequências dos seus atos,  contribuíram ostensivamente e conscientemente para eleger o candidato Jair Bolsonaro, que apoiavam. Não merecem o respeito de ninguém. Pobre país, em dois anos passou da sexta economia do mundo para a décima segunda. Se antes o Brasil era a bola da vez, agora nos evitam em razão dos nossos próprios erros. (*) 

Para nossa desgraça não é só o vírus que está entre nós, os efeitos da Lava Jato também estão. Com certeza o desemprego é o mais visível e cruel de todos. Logo depois vem a vergonha que estamos passando. A auto estima acabou, viramos pária internacional. O Brasil, não é isso que está aí. A sociedade precisa reagir. Se não o fizer é porque se acovardou, assumindo de vez que convive bem com o estado apurado de decomposição politica, institucional e social que nos encontramos.  Triste assim...

(*) Estudo recente da CUT aponta como legado da Lava Jato: 4,4 milhões de desempregados (diretos e indiretos) e R$ 170 bilhões de capital não investido (interno e externo).    

PS - Nesta segunda-feira, dia 8, o ministro do STF, Edson Fachin, entendeu por bem anular todas as sentenças contra o presidente Lula relacionadas à Lava Jato. A decisão teve grande repercussão. Só o JN dedicou 25 minutos para contar sua versão. A história mal contada, está com seus dias contados.  (atualizado)

Um comentário:

victor ugo disse...

É isso aí Mauro. Vamos aguardar o próximo capítulo.
Vamos esperar o que a casa grande vai apresentar. Ela sempre teve carta na manga.