quinta-feira, julho 30, 2020

Jair e Moro, iguais em tudo: até nas dificuldades





Rosângela Moro estava certa quando afirmou que o marido e o Bolsonaro, são a mesma coisa. Um tá de olho no outro. Se merecem, querem o mesmo lugar. O destino quis assim e com ele vem as coincidências. Na semana seguinte a entrevista do ex-juiz italiano Luigi Ferrajoli (blog 28/7), que acabou com a imparcialidade de Moro na operação Lava Jato, duas importantes iniciativas contra Bolsonaro se tornam públicas.

A primeira delas é a denúncia no Tribunal de Haia por genocídio e crime contra a humanidade. Pela primeira vez um presidente brasileiro passa por tamanho constrangimento. A notícia crime é assinada por mais de 50 entidades brasileiras e estrangeiras, ligadas ao setor da saúde. A foto acima do Bolsonaro segurando uma caixa de cloroquina em frente ao Palácio da Alvorada, circula pelo mundo. A inacreditável postura do presidente, é vexatória.  

A segunda iniciativa, não tão grave quanto a primeira, com o presidente usando o cargo para fazer propaganda enganosa de um medicamento; é a Carta Aberta dos bispos da Igreja Católica. Embora ainda não oficial, a manifestação já causou um enorme desconforto no governo. Diante da gravidade do momento que passamos, a Carta dos bispos veio em boa hora. Como é longa, selecionei uma única citação para os leitores do blog (a Carta na íntegra está disponível na mídia impressa e nas redes sociais):

"O Brasil atravessa um dos períodos mais difíceis de sua história, comparado a uma tempestade perfeita que, dolorosamente, precisa ser atravessada. A causa dessa tempestade é a combinação de uma crise de saúde sem precedentes, com um avassalador colapso da economia e com a tensão que se abate sobre os fundamentos da República, provocada em grande medida pelo Presidente da República e outros setores da sociedade, resultando uma profunda crise política e de governança."


PS - Na terça-feira (28) o filho de Donald Trump, Trump Jr, teve sua conta bloqueada no Twitter, o motivo: divulgou um vídeo com informações enganosas sobre pandemia e a hidroxicloroquina como uma opção de cura.



Nenhum comentário: