terça-feira, dezembro 28, 2021

LULA X BOLSONARO: que diferença...

Lula recebido por Macron com honras de chefe de estado. Foto: Ricardo Stuckert/

Uma reflexão para o Ano que se inicia. O Brasil precisa se encontrar com o futuro. A meu ver esse encontro só virá através das urnas. O caso mais emblemático ocorreu no Chile, através de Gabriel Boric. Que venha 2022.  

A história tem sempre suas versões. Uma que agora circula entre nós é que em 2018, uma facada suspeita e um juiz parcial virou o Brasil de cabeça para baixo. Depois uma mídia tendenciosa e robôs programados para espalhar notícias falsas se encarregaram do resto. Deu no que deu. Agora a  indagação que fica é sobre 2022, uma eleição que se aproxima, atípica, que será definida por milhões de arrependidos. Sem me ater aos números, se são esses ou não, o que importa são as diferenças comportamentais entre Lula e Bolsonaro. 

Só que para isso as pessoas vão ter que voltar a olhar o Brasil com esperança, sem o marasmo que está. Por uma feliz coincidência, nós tivemos a oportunidade de comparar o ex-presidente Lula com o atual, na recente  agenda que os dois tiveram pela Europa. Lula soube valorizar os seus encontros, por onde andou - brilhou! Muito à vontade, como se estivesse em casa, Lula foi aplaudido de pé no Parlamento Europeu. Em Paris, foi recebido pelo presidente Emmanuel Macron com honras de Chefe de Estado. Para nós um momento de muito orgulho; um solene respeito ao país. As imagens que circularam pelo mundo falam por si. (foto acima)

Quanto a Bolsonaro, a atenção que a mídia deu ficou por conta: de uma caminhada sem máscara pelas ruas de Roma, da forma como se esquivou da COP26 e de como se mostrou perdido no G20. Que diferença, xô atraso!

  

PS - Seguindo a linha editorial do blog de ser sucinto, encontrei no artigo de Celso Rocha de Barros "Lula no palco, Bolsonaro em fuga",  um resumo do que está se passando entre os dois: "Sem as condenações jurídicas, Lula volta ao centro do palco. Com medo de condenações futuras, Bolsonaro foge". Celso Rocha de Barros, é servidor federal, doutor em sociologia pela Universidade de Oxford- Inglaterra).


3 comentários:

Alexandre Heringer Lisboa disse...

É a barbarie x civilização!

Alexandre Heringer Lisboa disse...

Barbárie x civilização

Unknown disse...

O povo vai percebendo em que situação estamos, quão ruim é este presidente e a saudade de Lula vai batendo. Mas ainda há aqueles, que inacreditavelmente apoio este ícone do atraso. A está alturas e depois de ter mostrado quem é, acho que é problema de carácter destes que insistem em apoia-lo.